Ícone do site HypeScience

Caras legais são melhores dançarinos

Segundo um novo estudo, mulheres julgam homens com personalidades mais consciencientes e agradáveis como melhores dançarinos.

O estudo baseia-se em pesquisas anteriores que descobriram que mulheres acham os movimentos de dança dos homens fortes mais atraentes e mais assertivos, e que homens que correm mais riscos também são dançarinos melhores.

A nova pesquisa sugere que a informação transmitida pela dança é ainda mais ampla. “Argumentamos que a personalidade é – até certo ponto – sinalizada via movimento do corpo (a dança em particular sendo o movimento mais complexo do corpo)”, disse o pesquisador Bernhard Fink.

Os pesquisadores já haviam descoberto que as mulheres amam certos movimentos de dança, particularmente uma variação de movimentos do pescoço e do torso.

Para o novo estudo, eles usaram uma tecnologia de captura de movimento muito semelhante a utilizada em filmes animados para gravar movimentos e transferi-los para avatares característicos. Essa técnica garantiu que as mulheres assistissem a movimentos de dança sem se distraírem pela atratividade dos rapazes ou outras características.

Os cientistas descobriram que as mulheres parecem ser capazes de notar características como a força e a disposição a correr riscos apenas assistindo alguns segundos de movimentos de dança. Sendo assim, os pesquisadores resolveram olhar para outros traços de personalidade.

Eles se concentraram nos cinco atributos básicos que descrevem o espectro da personalidade humana: a abertura (vontade de explorar coisas novas), consciência (tendência para a autodisciplina), extroversão (exuberância social), afabilidade (compaixão e cuidado para com os outros) e neuroticismo (tendência a experimentar emoções negativas).

Os pesquisadores pediram que 48 homens entre as idades de 18 e 42 anos preenchessem questionários de personalidade que mostrariam onde eles caíam no espectro de cada traço.

Então, os homens dançaram ao som da música “Let Me Entertain You”, de Robbie Williams. Em seguida, 53 mulheres entre as idades de 17 e 57 anos assistiram clips de 15 segundos de dança transposta para um avatar gerado por computador. Cada mulher julgou a capacidade de cada homem de dançar em uma escala de 1 a 7.

Os resultados revelaram que, quanto mais consciente e socialmente agradável fosse a personalidade de um homem, mais as mulheres estavam propensas a vê-lo como um bom dançarino.

Os pesquisadores também descobriram padrões que sugerem que os extrovertidos podem ser melhores dançarinos, enquanto pessoas que tiveram pontuação alta em neuroticismo e abertura eram vistas como piores na pista de dança.

Mas esses padrões não foram estatisticamente significativos, o que significa que poderia ter sido resultado do acaso. Fink acredita que uma amostra maior proporcionaria os valores estatísticos necessários para provar que esses traços significativos estão ligados à capacidade de um cara de dançar.

Mas, em conjunto com outras descobertas, o novo estudo sugere que as mulheres são sensíveis a discernir traços de personalidade que seriam importantes para relações de curto e longo prazo.

“As correlações significativas de consciência e afabilidade sugerem que certos movimentos de dança sinalizam qualidades de parceiros para longo prazo”, disse Fink.

Da mesma forma, o estudo anterior sobre a disposição a correr riscos sugere que as mulheres se impressionam com a dança dos homens que são ousados – talvez não o cara que você confiaria para ajudá-la a criar um bebê, mas aquele que provavelmente contribuiria com um conjunto saudável de genes para sua prole.

Claro, a pesquisa ainda não estabeleceu como, nem mesmo se, as mulheres usam julgamentos de qualidade de dança para decidir se vão investir em um parceiro em potencial. Novos estudos teriam que se concentrar nisso.

Quanto a saber se você pode sintonizar sua dança para parecer mais consciente ou agradável, verifica-se que a Shakira estava certa: as cinturas não mentem.

“Se você gostaria de ‘fingir’ uma personalidade a fim de atrair as mulheres, está provavelmente fadado ao fracasso”, disse Fink. “O padrão de movimento do corpo de um indivíduo é característico e qualquer tentativa de fingir resultaria em menos julgamentos positivos dessa pessoa”.[MSN]

Sair da versão mobile