Ícone do site HypeScience

Casais recentes parecem se conhecer melhor do que casais que estão juntos por 40 anos

Um novo estudo descobre que pessoas que estão casadas a 40 anos, por exemplo, sabem menos sobre as preferências de seu parceiro do que aquelas que estão juntas a um ano ou dois.

Psicólogos da Universidade de Basel, na Suíça, observaram esse comportamento em 38 casais, com idades entre 19 e 32 anos e 20 casais mais velhos, com idades entre 62 a 78 anos. Até em questões mais básicas, como preferências alimentares, os casais recentes souberam responder melhor pelos seus parceiros do que os casais mais velhos.

Segundo os cientistas, eles não esperavam encontrar padrões como esses, que mostram que, quanto mais tempo ficamos juntos com uma pessoa, mais deixamos de conhecer suas preferências próprias.

Além disso, os casais mais velhos supunham que conheciam melhor as preferências do parceiro do que os casais recentes. Isso mostra que o fenômeno acontece porque os casais mais velhos são confiantes no que acham que sabem sobre seu amado e já o conhecem muito bem. Outra coisa muito comum foi que eles atribuíram seus próprios hábitos, pratos preferidos, filmes favoritos como sendo os preferidos, também, do parceiro, mesmo que não fossem.

Outra hipótese aplicável é que, por serem mais antigos, os casais não tinham o hábito de se comunicar ou de dizer quais eram suas preferências mesmo na época do namoro, pelos costumes serem muito diferentes há 40 anos atrás do que são hoje. [ScienceNews]

Sair da versão mobile