Ícone do site HypeScience

Casal gay de flamingos incubam com sucesso seu ovo adotivo

Um casal de flamingos homossexuais em um zoológico na Inglaterra está celebrando a chegada de um novo e adorável membro para a sua família.

Curtis e Arthur, dois flamingos chilenos que vivem no Paignton Zoo em Devon, são o primeiro par do zoológico a “incubar e criar um filhote juntos com sucesso”, conforme anunciou a instituição em suas redes sociais na segunda-feira.

Os funcionários do zoológico “não sabem ao certo” como o ovo chegou até Curtis e Arthur, mas o “cenário mais provável é que o ovo tenha sido abandonado por outro casal” e depois “adotado” por eles, explicou Pete Smallbones, curador de aves, em um comunicado.

O curador de aves Pete Smallbones afirmou que a situação é “um evento significativo para o zoológico.” No entanto, para o “departamento de aves” do zoológico, a notícia de que Curtis e Arthur conseguiram incubar um ovo e “estão criando o filhote agora” não foi uma surpresa, disse Smallbones ao Guardian.

É comum observar pais do mesmo sexo no mundo das aves. Flamingos e pinguins homossexuais, em particular, frequentemente são destaque na mídia.

No início dos anos 2000, dois flamingos machos chamados Carlos e Fernando, no Wildfowl & Wetlands Trust em Gloucestershire, Inglaterra, foram vistos roubando ovos de outros flamingos para cuidar como se fossem seus. Eles fizeram um trabalho tão notável protegendo e incubando os ovos que os funcionários da reserva de vida selvagem acabaram dando a eles um ovo que havia sido abandonado.

No entanto, nem sempre é só alegria e penas. Em Colorado, em 2022, Freddie Mercury e Lance Bass — o famoso casal de flamingos do mesmo sexo do Denver Zoo — se separaram após vários anos juntos, durante os quais atuaram como “pais substitutos” para casais que não conseguiam criar filhotes. A separação, descrita como “amistosa,” ocorreu depois que Freddie, então com 52 anos, formou um novo par com uma ave fêmea muito mais jovem.

Sair da versão mobile