Ícone do site HypeScience

Cavalos não brincam em serviço [Fotos]

“É um trabalho duro mas alguém tem que fazê-lo.”

O site The Big Picture mostra uma série de fotos de cavalos pelo mundo que você pode ver aqui com tradução automática do Google.

A LIBERDADE DO CAVALO

Vou aproveitar a oportunidade para reproduzir a essência de uma parábola contada por González Pecotche, que li há tempos e não me recordo a referência.

A simples passagem me tocou porque eu a vi com meus próprios olhos em uma situação muito similar quando visitava um haras em uma oportunidade, muitos anos atrás.

Uma caminhonete que puxava um anexo em que se lia “carga viva” parou dentro de um cercado de aproximadamente 500 m2. O motorista saiu do veículo e abriu a porta da cocheira ambulante de onde disparou um belíssimo garanhão appaloosa.

Ao conversar com o motorista ele me disse que ele e o cavalo estavam retornando de uma competição que ocorreu a algumas centenas de quilômetros dali.

O animal correu por aquele cercado como se fosse a última coisa que faria na sua vida, como se tivesse preso há semanas. Ele relinchava, saltava e rolava no chão como se fosse um potro brincalhão. Parecia que estava experimentando a verdadeira liberdade.

Mas eu não pude deixar de observar que ele estava em um espaço limitado e qualquer liberdade que estivesse sentindo era, na realidade, ilusória.

Vou deixar que você escreva a moral da “liberdade do cavalo”. Use este mesmo espaço se quiser me corrigir aspectos da imagem, se você a conhece, já que não encontrei o original.

Sair da versão mobile