Cérebro de pessoas depressivas “odeia” de forma diferente

Por , em 6.10.2011

Pessoas depressivas são muitas vezes retiradas e antissociais. Isso não significa necessariamente que elas não gostam de outras pessoas, mas, segundo um novo estudo, poderia significar que seus cérebros não processam sentimentos de ódio de uma forma normal.

Cientistas chineses e britânicos escanearam os cérebros de pessoas com e sem depressão, e encontraram um padrão surpreendente em quase todas as pessoas deprimidas: a atividade cerebral estava fora de sincronia em três regiões conhecidas coletivamente como o “circuito do ódio”, chamadas assim porque “ativam” quando as pessoas olham para fotografias de alguém que não gostam.

“Sentimentos de auto-ódio são uma característica comum da depressão, de forma que seria de esperar que os sentimentos também seriam mais intensos quando direcionados para outras pessoas”, explica o pesquisador Jianfeng Feng, professor de ciência da computação.

Em vez disso, é como se o cérebro de pessoas deprimidas odiassem “incorretamente”. As perturbações do cérebro observadas poderiam ser um sinal de que as pessoas com depressão têm uma capacidade diminuída para lidar com – e aprender com – situações sociais nas quais elas se sentem ódio.

Isso pode explicar por que elas muitas vezes guardam para dentro emoções como ódio e raiva, ao invés de lidar com elas de maneiras mais construtivas.

Segundo os pesquisadores, os resultados podem ajudar os médicos a entender por que as pessoas deprimidas reagem da forma como reagem a certas circunstâncias. Os sentimentos de dúvida e isolamento podem ter a ver com esse circuito do ódio dos pacientes.

Descobertas como esta são interessantes, mas os resultados são preliminares. Outros estudos têm que abordar o assunto para confirmar o que foi encontrado.

Os pesquisadores usaram ressonância magnética funcional (fMRI) para mapear o cérebro de 37 pessoas saudáveis e 39 pessoas que tinham recebido um diagnóstico de depressão, mas não tinham procurado tratamento ou responderam à medicação antidepressiva. A composição de cada grupo foi semelhante em termos de idade, sexo e educação.

Em um cérebro saudável, as ondas registradas por fMRI se movem para cima e para baixo juntas, em um padrão contínuo. Mas quando a função do cérebro está perturbada, as ondas se movem fora de sincronização, um fenômeno conhecido como “desacoplamento”.

As ondas cerebrais no circuito de ódio estavam desacopladas em 92% dos pacientes deprimidos.

A depressão também foi associada a perturbações em algumas partes do cérebro envolvidas na ação e na tomada de risco, na emoção e na busca de recompensa, e na atenção e no processamento da memória.

A maioria das pesquisas com ressonância magnética em pessoas deprimidas trata o cérebro como um grupo de regiões distintas, visando áreas muito específicas ou observando como se comportam as regiões de forma independente.

Este estudo, ao contrário, observou o sistema cerebral inteiro de uma vez – uma abordagem que ajudou os pesquisadores a fazer conexões e descobrir padrões em várias regiões.

Os cientistas realizaram os exames enquanto os participantes estavam descansando. Isso minimizou a interferência de qualquer estímulo externo, mas também significa que os pesquisadores não podem ter a certeza se as perturbações do cérebro que eles observaram se relacionam com situações ativas, tais como situações sociais.

No futuro, o foco no circuito ódio pode abrir novos caminhos para o tratamento da depressão, incluindo novos medicamentos e psicoterapias.[CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 3,43 de 5)

19 comentários

  • Nãovou Dizermeunome:

    É parece legal mas não entendi nada

  • Paula Viana:

    A terapia ajuda muitas pessoas nesse sentido eu acredito!

  • Jhonny Kevin:

    Bom, eu sempre soube que o ódio, o isolamento e essas outras coisas são sinais de depressão. Não sei realmente se tenho, dizem que sim, eu também acho. Será q vcs podem olhar esse blog e dar a opinião de vocês?

    http://umhumanochamadojhonny.blogspot.com.br/

    • Gabriel Luz:

      eu li muitas postagens de seu blog e acredito que sei muito como se sente, tenho 16 anos e assim como vc sofro em silencio dia apos dia, como vc descreveu essa solidão que te sufoca e te destrói cada dia mais, eu nunca sofri bullying ou algo do tipo, mas simplesmente odeio minha vida e a mim, muitos dias tudo que quero é ficar sozinho, escutar musicas e muitas vezes ñ consigo nem conter algumas lagrimas, nunca desista de vc e chegaram dias em que alguem lhe trara a verdadeira felicidade!!

  • Sol Ferraz Ferraz:

    e um assunto muito serio e triste

  • larissa:

    Eu cabei de fazer 13 anos e uno tinha 11 (ano pssado), tinh depressão, o motivo foi bullyng e ódio e uma caracteristica mrcante, eu era agressiva e ficava remoendo o meu odio, sofri dese incomodo durant um ano, meus pais nunca souberam ( e meu pai nunca acreditaria em mim, fiquei calada e assim foi pior durante um tempo até eu ir de ferias).
    A depressão muda as pessoas, eu nunca aprendi nada com as brigas (a não ser brigar), chorava o tempo, todo o stress nessas horas é tipo uma “burrice” as coisas simples viram simplesmente um caos. AS pessoas mudam de personalidade e VÃO mlhorar, é só uma questão de de tempo, calma e equilibrio.
    Ps:Dá sim pra se tratar sem remedio, foi assim que fiquei melhor, as pesoas depresivas se afastam dos outros mas na verdade querem chamar a atenção…sE você conhece alguem assim… Ajude alguem a ser mais feliz!

    • Malu:

      larissa 13 anos

      Amei seus comentários. Desde a infância eu sofro “buling” e o pior da própria família.
      Sou antisocial, odeio festas, ambientes cheios de gente, etc… Na escola e no trabalho suporto, mas se puder isolar-me sinto-me melhor.
      Adoro ficar sozinha ou apenas na companhia de uma pessoa… É a vida!

    • Mauricio Pisculich:

      Pensei que não houvesse um caso parecido ao meu,mas sua resposta me fez lembrar muito a tudo que eu ja passei,exatamente como você descreveu,incluindo os pais que também nunca levaram a sério.
      Tudo isso,de alguma forma de fez virar antisocial,a partir dos 12 anos,e hoje com quase 20,só possuo um amigo,tampouco sou de sair,e vivo como a Malu disse ser.Faltou sim,quem nos ajuda-se a superar tudo isso,quem sabe não seriamos tão fechados como agora o somos…Todas essas experiencias forjaram a minha personalidade.Mas o jeito é nós mesmos tentarmos nos diagnosticar,tentar mudar mesmo que seja dificil.

  • Clara Telis:

    Minha mãe tem essa maldita depressão ,e é assim mesmo.

  • Cristina Soares:

    Gostei muito deste artigo , ele vai ser útil no meu trabalho.
    Quero saber se voces permitem que eu poste este artigo no meu blog com identificação do hipescience.com

    Agradeço , e aguardo resposta!

  • eu:

    Ser deprimido não é algo que acontece naturalmente em “certas pessoas”…

  • marcos adm:

    Nem li mais sou anti social ultimamente…

    • Malu:

      Eu odeio viver na multidão. Também sou antisocial e adoro viver sozinha ou na companhia de uma pessoa, basta! Relatei pra Larissa acima…

  • Marilene Ziantonio:

    Olá Pessoal!! Muito bom a Ciência avançar em pesquisas!! Pois na minha opinião , ela chegará a verdade,mas Ela se arrastará como cobra,lentamente se não Buscarem pelo verdadeiro amor de ajudar a humanidade para Deus!!Ela se arrastará, porque (Deus disse) …¨picará o calcanhar da (fé) da igreja(mulher)!!(eles só buscam fama,sucesso,dinheiro,prestígio) …Os grandes descobridores trabalhavam por amor!! Para o Iluminismo das Nacões!! A Depresão, analizada em termos gerais(corpo, mente, espírito=pensamentos) È o resultado de sermos encaixados nossos verdadeiros sentimentos e ações segundo o que o Mundo Exige das pessoas!!! Por causa de tantos frustrados é o número de Depressivos!! Pois, até crianças tem depressão!! Por quê? –Porque elas são obrigadas a se comportarem como o mundo acha que lhes é um perfeito ser para obterem o Amor das pessoas !! Enchem elas e nós adultos nos alimentamos de ¨Coisas¨que ao nosso vêr são aparencias de perfeitos!! O mundo só quer viver de Äparências¨! Todo ser que faz e age segundo a verdade de seu coração(amor de sí! limpo jã de mágoas!Agir com amor como gostaria que outros te tratassem!!),esses seres livres são vistos como Desordeiros,sonhadores,loucos ou revolucionários,que desmontam ¨TAbús¨!Chega de engolir ¨sapos e viver uma vida que lhes Impoem!! e Acabarás por não conhecer a Depressão!! …Melhor é dar uns murros no adversário,lutar por teus objetivos de ser livre,verdadeiro, do que ser um ¨falso¨cristão que vai pra casa levando uma mágoa de que perdôou as ofensas!! Essas acumulações engolidas pelo subconsciente te trará a recompensa da BELA FEPRESSÃO!!! BJS>>>Espero que tenhas entendido a PSICOLOGIA !!!

    • Danilo:

      sou depressivo, mas isso não me impede de distinguir bem quando uma pessoa é mala! Muito pelo contrário, tenho instinto bem aguçado pra distinguir esse tipo de pessoa. Que chatisse a sua, hein! Parabéns pra vc!

  • Marilene Ziantonio:

    Olá pessoal!! Lí todos os depoimentos das pessoas que estão com essa doença encompreensível!!Pois Eu nascí e conviví com ela ,sempre lutando contra à maré!! Mas creio que ela é assim,pois o ânimo da gente, no meu caso, sempre oscilava. Uns tempos de ânimo quando realizava os meus desejos , e tempos que baixava¨o espírito¨da depressão!! Sempre foi só A Palavra de Deus que me carregou viva até aqui!! Além da minha busca incansável por ler tudo sobre pesquisas e Verdade!! Pois, A Verdade (disse Jesus: …vos Libertará!!*) Não devemos de desistir de estarmos estudando sempre para iluminarmos !!Termos entendimento!! Bom, o que quero dizer aqui, é que nalizando as histórias que lí, são todas iguais as minhas experiências, das quais revelo -as para vocês!!Ninguém sabe disso,nem os médicos, pois não creio que a medicina cure alguma coisa sem prejuficar outras!! Minha opinião!! Não creio no homem.não creio nos médicos, porq eles todos amam somente nosso dinheiro!! Todos essas pessoas como eu, fá para perceber que a Causa é Uma Só!!: Tosdos Nós nos frustramos com coisas que não saíram a nossa vontade!!Não colocamos nosso ËU¨ = Espírito que Deus nos deu para Sermos em primeiro lugar:Ser Feliz!! Amar ao Próximo,sim!Mas primeiro a Tí mesmo!!! Estamos assim Depressivas porque Renunciamos o nosso Ideal!!!Vamos deixando de fazer oque queremos e vamos colhendo insatisfações!!Por Querer ser agradável, perfeito para os Outros, muitas vezes no trabalho,por causa do interesse financeiro!!! E os milhionários?? Porq eles possuem tudo oq o fimnheiro pode comprar!! Menos companhia com amor!!Por isso se suicidam, e, lentamente nas drogas!! SÃO TODOS INSATISFEITOS<POR VIVEREM UMA VIDA FALSA(Eu estavanesse meio até uns dias atráz!!) Pra terem idéia, vivo com um que se diz marido,(no cívil) e nunca me larfou do pé!!Isso é uma cruz,tanto para ele qnto para mim!! Porq ,ele não vai embora mesmo sabendo que tenho outro!Mas o medo dele(MEDO DELE !) É que o aprisiona!! E , Eu , é esse excesso de piedade cristâ !! Entenderam o que DEPRESSÃO!!! AME-SE PRIMEIRO!! CHUTE O BALDE<LIBERTE_SE !!!POIS Deus Ama A VERDADE!!!BJS!! ESPERO QUE ISSO POSSA LHES MOSTRAR A LUZ DA VIFA!!!!

  • Juliana Rodrigues:

    Olá,gostaria de dizer que eles estão no caminho certo com essa pesquisa. Eu tinha depressão e lendo este artigo eu vi todos os meus sintomas:principalmente no caso do ódio.
    Analisando agora que eu não tenho mais depressão ,pois sou tratada com remédios,posso ver a diferença no meu comportamento de antes e agora. Eu não conseguia lidar com meus sentimentos e principalmente com o ódio,quero dizer,eu ficava “remoendo” aquela situação e muitas vezes brigando com uma determinada pessoa por horas a fio sem resolver nada, e nunca aprendia nada com as situações,repetia e repetia os mesmos erros em outras situações por mais que as pessoas tentassem me abrir os olhos.
    Depressão é uma doença terrível que faz as pessoas sofrerem muito e tb ficar com a mente “distorcida” para a realidade.
    Mas agora tudo mudou e sou uma pessoa feliz 🙂
    Ah, e gente ,não dá pra escapar, TEM que tomar remédio..

    • Guivas:

      Você poderia me dizer se os remédios que você toma são para o cérebro?

  • Anderson:

    mt interessante… A ciência e suas descobertas =)

Deixe seu comentário!