Ícone do site HypeScience

Cérebros de mamães de primeira viagem crescem após a gravidez

De acordo com uma nova pesquisa, apesar de algumas mães se sentirem completamente esgotadas quando seu primeiro filho nasce e elas precisam aprender a tomar conta dele, o cérebro delas, na verdade, cresce. E isso acontece não durante a gravidez, mas durante os primeiros meses após o parto.

Os cientistas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos usaram exames de ressonância magnética para analisar o cérebro de 19 mamães de primeira viagem depois do parto e, depois, quatro meses após o primeiro exame.

As imagens mostraram pequenas, mas significativas, diferenças na quantidade de massa cinzenta, aumentando as áreas responsáveis pela percepção, pelo raciocínio e pelas decisões. Segundo os pesquisadores, mudanças tão abruptas no cérebro de um adulto não são normais.

Pesquisas com animais mostraram que as mães se tornaram mais sensíveis ao tato, olfato e visão. Os hormônios que aumentam com a maternidade (estrogênio, oxitocina e prolactina) influenciam o comportamento dos animais e mudam a anatomia do seu cérebro.

No entanto, ainda não se sabe qual é a relação entre esses fatores: seriam as mudanças cerebrais que alterariam o comportamento ou o comportamento que modifica a anatomia do cérebro das mães? [LiveScience]

Sair da versão mobile