Um estudo mostrou que o chá, feito da flor do hibisco, ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Apenas três xícaras por dia podem ajudar a evitar doenças e ataques cardíacos, além de problemas nos rins.
A bebida contém uma grande quantidade de antioxidantes que, por sua vez, ajudam o corpo a eliminar radicais livres nocivos. Essas substâncias danificam células e o DNA contido nelas.
Estudos mostraram que há um elo entre antioxidantes e a prevenção de doenças que envolvam os rins e o coração.
A última pesquisa envolvendo o chá de hibisco contou com a ajuda de 67 voluntários, entre 30 e 70 anos, que apresentavam pressão alta. As pessoas foram divididas em dois grupos. Um tomou um remédio “placebo” (remédio falso, feito de farinha de trigo. Teoricamente, faz com os pacientes se curem “psicologicamente”, com a força de seus pensamentos), o outro grupo foi tratado com chá de flor de hibisco.
Depois de seis semanas, o grupo que estava usando o chá apresentou uma queda de pressão de 7,2%, em média (alguns apresentaram queda de até 13%). As pessoas que estavam usando o placebo apresentaram 1,2% de redução, apenas.
No entanto, os pesquisadores advertem que o estudo foi muito pequeno. Mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir se o chá de hibisco pode ser usado como forma de tratamento. [Telegraph]