Ícone do site HypeScience

Chefes rígidos podem fazer com que funcionários sejam mais criativos

Um estudo holandês mostrou que chefes mais durões podem ser, na verdade, uma vantagem (pelo menos para a empresa): algumas pessoas desempenham tarefas melhor quando recebem broncas. Já para outras, ser tratada com raiva pode sufocar a criatividade.

O que leva a essas respostas diferentes é o grau de “motivação epistêmica” da pessoa. A motivação epistêmica é uma característica ligada à personalidade do trabalhador e ao ambiente de trabalho, e mostra o grau de engajamento do funcionário e o seu desejo de entender uma situação.

Os com alta motivação epistêmica acabam “aproveitando” as broncas, mais do quando recebem uma resposta neutra do chefe a uma tarefa. Eles geram mais ideias, se mostram mais originais e abrangentes, e tornam-se mais empenhados se recebem respostas irritadas do chefe.

Já os com baixa motivação epistêmica interpretam a raiva do chefe como um sinal de que ele é um funcionário que está abaixo dos seus colegas de trabalho.

Ainda assim, o ambiente de trabalho pode alterar o grau de motivação epistêmica do trabalhador. A raiva só será um motivador eficaz para algumas pessoas e em condições adequadas, segundo os investigadores.

É improvável que a raiva funcione quando há muito estresse, pressão, ou barulho ao fundo. Mas pode dar resultado quando as pessoas estão em um ambiente descontraído, porque a mensagem é de que simplesmente precisam se esforçar mais, fazer melhor.

Os pesquisadores realizaram vários tipos de testes e chegaram a conclusão que as equipes com alta motivação epistêmica desempenham-se melhor quando seguem um líder bravo, rígido, enquanto as equipes com motivação epistêmica baixa desempenham-se melhor no comando de líder mais alegre, e neutro. [LiveScience]

Sair da versão mobile