Uma nova usina de energia solar construída em Datong, na China, possui um formato peculiar: o de um urso panda gigante.
Conduzida pela China Merchants New Energy Group, uma das maiores operadoras de energia limpa do país, a primeira fase da fazenda solar, de 248 acres, foi concluída em 30 de junho e inclui uma planta de 50 megawatt.
Recentemente, o projeto começou a entregar energia para uma grade no noroeste do país, e um “segundo panda” está previsto para o final deste ano.
Com ajuda da ONU
Chamada de Panda Power Plant, a planta poderá produzir 3,2 bilhões de quilowatts-hora de energia solar em 25 anos, de acordo com a empresa.
Isso eliminará milhões de toneladas de carvão que teriam sido usadas para produzir eletricidade, reduzindo as emissões de carbono em 2,74 milhões de toneladas.
A China Merchants New Energy Group trabalhou em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a fim de tornar a Panda Power Plant uma realidade.
O projeto faz parte de um esforço maior para aumentar a conscientização dos jovens chineses sobre energia limpa. O grupo espera construir mais plantas solares em formato de panda em todo o país nos próximos cinco anos.
Imagem
A imagem no topo desse artigo é uma visualização criada por um artista. A verdadeira planta de energia solar em formato de panda pode ser vista na imagem abaixo, feita por um drone, e enviada por um porta-voz do PNUD China para o portal Snopes: [IFLS, Snopes]