Pesquisadores australianos desenvolveram um chip inteligente que pode ser a solução para as pessoas que sofrem de dor crônica: ele é incorporado na coluna vertebral (ou em outro lugar entre o cérebro e a fonte de dor crônica), e intercepta e bloqueia mensagens de dor que estiverem indo para o cérebro.
O dispositivo foi concebido para pessoas que sofrem de dor lombar ou na perna crônicas, embora possa aparentemente ser usado para bloquear todos os tipos de dores no corpo. A invenção pode aumentar a produtividade de trabalhadores que sofrem de dor crônica, além de ajudar os pacientes e o próprio sistema de saúde a economizar muito dinheiro.
O chip em si fica alojado em uma “caixa” biocompatível, menor do que a cabeça de um fósforo, que por sua vez é ligada a um dispositivo maior que contém uma bateria (que se carrega sem necessidade de fios, a partir de uma fonte externa) e um processador de computador.
Segundo os criadores, o chip pode medir as propriedades de sinais e escolher os que estão carregando dor para o centro nervoso. Quando o chip detecta um sinal de dor indo para o cérebro, pode emitir um pulso elétrico de 10 volts que bloqueia o sinal; nenhum sinal, nenhuma dor.
Só há uma desvantagem: o dispositivo pode enganar o cérebro, fazendo-o ignorar algo potencialmente importante. Na biologia, a dor existe para nos avisar de que algo está errado. Interferir com a via de sinalização natural pode levar a problemas maiores e mais pronunciados. [POPSCI]