Ícone do site HypeScience

Christina Applegate: Porque ela removeu os dois seios

Christina Applegate, a estrela do seriado de comédia chamado “Samantha Who?“, com apenas 36 anos, falou no programa “The Oprah Winfrey Show” porque removeu os dois seios na luta contra o câncer de mama. Ela também fez uma ponta no aclamado seriado “Friends” (está no centro da foto acima) como irmã das personagem Rachel.

O médico de Christina disse que o tecido de suas mamas era espesso e a mamografia poderia não detectar se ela tivesse alguma massa oculta. Então ele a encaminhou para a realização de uma Ressonância Magnética.

Ressonância Magnética é a maneira mais eficaz de detectar câncer de mama, mas é um exame bem mais caro. Os planos de saúde relutam em autorizar este tipo de exame para mulheres, pois a mamografia, que funciona de maneira similar a uma máquina de Raio X, é muito menos custoso. No caso de Christina, a biópsia encontrou uma massa que a mamografia não havia detectado e que, após biópsia, foi confirmado como câncer de mama nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Depois que ela retirou a massa e começou a fazer radioterapia recebeu o resultado de um exame genético que confirmou a presença de um gene que aumenta drasticamente a chance da mulher desenvolver câncer de mama. Foi então que ela decidiu remover os dois seios completamente.

Christina Applegate falou que fez muitas fotos de seus seios antes de removê-los; ela queria uma recordação de como eles eram. A mãe de Christina é sobrevivente do câncer de mama e fez mastectomia na década de 70. E como os médicos fizeram um péssimo trabalho na época ela ficou receosa que o mesmo ocorreria com ela. “Mas eu pesquisei muito e [descobri que] eles podem fazer uns peitinhos bonitos“, disse ela.

Hoje Christina disse que está com “expansores” salinos no peito que darão lugar aos novos implantes.

Ela disse que vai lutar para que mais mulheres tenham acesso a exames genéticos e de Ressonância Magnética já que a mamografia é, muitas vezes, ineficaz.

Detectar o câncer já em estágio avançado reduz drasticamente as chances de sobrevivência e qualidade de vida. Se o seu plano de saúde não cobre exames de Ressonância Magnética para a detecção de possíveis tumores na mama ou se seu médico reluta em solicitar este exame, pense em mudar de plano e de médico.

Informe-se com ele sobre o teste genético que detecta genes que predispõe à doença. [CNN]

Sair da versão mobile