Ícone do site HypeScience

Cientista cria um tricorder que realmente funciona

É fã do Capitão Kirk, Spock, McCoy e outros elementos das clássicas séries de ficção científica? O pesquisador Peter Jansen, da Universidade de Hamilton, desenvolveu um equipamento que é baseado nos tricorders da TV.

“Star Trek me inspirou para me tornar um cientista”, comenta.

O tricorder apareceu no primeiro episódio da série, em 1966. Formado por duas telas, o equipamento era usado para medir dados, fazer análises e gravações. E agora o sistema parece ter saídos das telas para a vida real.

O tricorder de Jansen pode fazer medições atmosféricas, da temperatura, pressão e umidade. Consegue também testar campos magnéticos, e fazer medições espaciais de distância, localização e movimento.

O pesquisador classifica o sistema como uma ferramenta “geral”, como um canivete suíço. Não é um computador quântico, mas poderia ser usado em inspeções de construções, por exemplo.

No momento, ninguém pediu os direitos do aparelho, por isso o cientista deixou a patente aberta. Ele postou em seu site o esquema e equipamentos necessários para construir o primeiro e o segundo protótipo, o Mark 1 e 2. Para a última versão, o Mark 4, ele espera um custo de cerca de R$ 380.

“Tudo que você precisa para construir esse tricorder está online”, afirma.

Outras versões do tricorder seriam interessantes no campo médico, por exemplo. Jansen comenta que já está trabalhando em um que irá criar objetos 3D e alimentos que serão cópias em imagens dos itens reais. [Reuters]

Sair da versão mobile