Ícone do site HypeScience

Cientista pensa ter descoberto origem de misterioso sinal extraterrestre

No dia 15 de agosto de 1977, astrônomos da Universidade Estadual de Ohio (EUA) identificaram um sinal poderoso vindo do espaço, através do radiotelescópio Big Ear. A recepção foi considerada tão incrível que foi chamada de sinal “Uau!” e até chegou a ser atribuída a alienígenas. Agora, 38 anos depois, uma explicação mais próxima da realidade parece ter surgido.

O professor de astronomia Antonio Paris, da Faculdade de St. Petersburg (EUA), acredita que o sinal pode ter sido originado de um ou dois cometas que passavam no ponto focado pelo telescópio. Na época da detecção, os objetos eram desconhecidos pelos cientistas, mas suas posições e órbitas em 1977 são próximas da origem do sinal captado.

Paris acredita que a passagem dos cometas 266P/Christensen e P/2008 Y2 foi responsável pelo sinal. “Eu pensei nessa ideia quando estava no meu carro dirigindo e ponderei se um corpo planetário se movendo rápido o suficiente poderia ser a fonte do sinal”, explicou o pesquisador à revista New Scientist.

Observações futuras poderão confirmar se a ideia de Paris está correta. Um ponto importante a ser considerado é a velocidade dos cometas: caso estivessem muito lentos, mais um sinal teria sido identificado pelo Big Ear 24 horas depois do primeiro. “A hipótese deve ser testada antes de ser desconsiderada”, defende o professor.

Observatório Big Ear

O Big Ear, ou “orelha grande”, é um rádio telescópio do tipo Kraus que funcionou no Observatório Perkins de 1963 a 1998. O observatório fazia parte do programa de busca por inteligência extraterrestre da Universidade de Ohio.

O telescópio não era giratório e sim fixo no solo. Seu movimento de varredura acontecia pela própria rotação da Terra, e a captação dos sinais do espaço era dada através de um feixe de recepção estreito. Qualquer sinal que viesse do espaço levava sempre 72 segundos para atravessar o feixe.

O observatório foi desmontado em 1998 quando a área foi comprada por uma construtora com o objetivo de expandir um campo de golfe vizinho.

O sinal “Uau!”

O sinal foi detectado pelo astrônomo Jerry Ehman, que no momento da análise ficou tão surpreso com o que acabara de presenciar que escreveu “wow!” (ou “uau!”) em caneta vermelha na folha impressa pelo computador. As ondas eletromagnéticas detectadas tinham a frequência de 1420 MHz, correspondente à linha de 21 cm do hidrogênio. O sinal foi registrado por apenas 72 segundos, com uma intensidade impressionante. [IFL Science!, New Scientist]

Sair da versão mobile