Muita gente alerta a humanidade para a necessidade de racionar energia elétrica, mas poucos realmente adotam medidas eficazes para manter o consumo sob controle. Um jovem cientista americano, no entanto, está criando um aparelho que pode mudar a maneira como o racionamento tem sido concebido.
Shwetak Patel, californiano de apenas 29 anos, recebeu honrarias do MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets) e da Microsoft por seus estudos no campo da ciência da computação e da engenharia elétrica. Ele está desenvolvendo um sensor que mede a atividade energética de vários aparelhos domésticos de uma vez só, e funciona através de tecnologia sem fio.
Com o novo aparelho, do tamanho de um pequeno chip de celular, será possível quantificar os gastos de energia da sua casa inteira, e saber exatamente quais eletrodomésticos representam os maiores gastos de energia. O princípio deste dispositivo, conforme ele explica, poderá ter aplicações futuras no monitoramento de indicadores de saúde e na interface de computadores. [LiveScience]