Ícone do site HypeScience

Cientistas associam verrugas à aparência mais jovem

Se você tiver muitas verrugas, pintas e marcas na pele, mas não gosta delas, não se preocupe: existe uma vantagem para tudo. Segundo um novo estudo, muitas verrugas na pele podem manter as pessoas mais jovens por fora e dentro. Além de rejuvenescer a pele, pode melhorar a densidade óssea também.

A maioria das pessoas tem entre 30 e 40 pintas, mas algumas chegam a ter 600. Os pesquisadores descobriram que as células de pessoas com muitas verrugas têm propriedades que lhes permitem renovar-se com mais frequência. No entanto, isso pode vir com um preço a pagar: muitas verrugas e pintas têm sido associadas a uma taxa mais elevada de câncer, tanto de pele quanto outros tipos.

Uma série de estudos analisou a relação entre o número de marcas na pele e outras características físicas. Primeiro, os pesquisadores observaram que pessoas com um grande número de verrugas pareciam menos vulneráveis a alguns dos efeitos do envelhecimento da pele, como rugas e manchas.

Outra pesquisa, mais recente, com 1.200 gêmeos, sugeriu que o número elevado de verrugas também significa que as pessoas são menos afetadas pelas reduções da densidade óssea relacionadas com a idade, o que poderia significar um menor risco de osteoporose e fraturas mais tarde na vida. Aqueles com mais de 100 verrugas tinham metade das chances de desenvolver osteoporose, em comparação com aqueles que tinham 25 ou menos verrugas.

A razão para estas ligações não são claras, mas os pesquisadores notaram que as pessoas com um grande número de verrugas têm diferenças nas cadeias de DNA em cada célula que executa seu código genético.

As seções no final das cadeias são chamadas de telômeros, e são efetivamente uma contagem regressiva que regem o número de vezes que uma célula pode se dividir para produzir novas células. Quanto mais longo for o telômero, mais divisões celulares podem acontecer ao longo da vida. Mais verrugas estavam ligadas a telômeros mais longos.

Ou seja, a conclusão dos pesquisadores é que as verrugas são um “produto visível” do sistema subjacente que controla o envelhecimento do corpo. As pessoas que têm muitas verrugas sem dúvida envelhecem menos, ou “melhor”.

Ainda assim, mexer com esse sistema para produzir um “elixir da juventude” é muito complicado. Segundo os pesquisadores, esse sistema de DNA foi produzido ao longo de milhões de anos de evolução. Não seria fácil produzir um creme que poderia alterá-lo ou imitá-lo.

Porém, o mecanismo subjacente de envelhecimento pode ter uma desvantagem: ele permite a longevidade, sim, mas não sem aumentar excessivamente o risco de câncer. Ou seja, as pessoas com mais divisões celulares e aparência muito mais jovem podem ter um risco aumentado de câncer. Segundo os pesquisadores, não se trata apenas de melanoma, mas também outros cânceres mais comuns, tais como câncer de mama e de cólon. [BBC]

Sair da versão mobile