Ícone do site HypeScience

Cientistas criam o protótipo do primeiro rim artificial implantável

Segundo cientistas, um rim artificial, alimentado pelo sistema circulatório, pode ser o primeiro dispositivo implantável que irá substituir a doação de rim e a diálise. O protótipo foi criado por uma reunião de 10 equipes de pesquisadores, e eles disseram que o produto já se mostrou uma promessa para pacientes doentes.

Atualmente, a única opção de tratamento para pessoas com falhas no funcionamento dos rins são transplante e diálise. Um dispositivo implantável seria preferível, mas até agora os cientistas não tinham conseguido desenvolver um aparelho que realizasse todas as funções do rim.

Os investigadores querem utilizar os mesmos processos de fabricação dos chips de silício para desenvolver o aparelho, para que ele fique do tamanho de uma xícara de café, ou seja, pequeno o suficiente para transplante.

O projeto conta com os mais recentes avanços na nanotecnologia e na geração de tecidos. O sistema envolve milhares de filtros em uma escala nanométrica que removeria as toxinas do sangue. Além disso, o dispositivo realizaria os papéis de equilíbrio metabólico e de água de um rim real.

Segundo os cientistas, esse aparelho pode ajudar a tratar milhares de pessoas com insuficiência renal no mundo inteiro, além de diminuir custos na área de saúde nos países. [POPSCI]

Sair da versão mobile