Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu curar tumores de próstata em ratos, sem efeitos colaterais, através de uma vacina humana. A vacina também mostra promessa para outros tipos de câncer, como melanoma.
No passado, os cientistas haviam tentado a cura e falhado por causa da incapacidade de isolar um conjunto diversificado de antígenos nas células tumorais. Isso faz com que os tumores se mutem e sobrevivam ao sistema imunológico do corpo.
Agora, a equipe foi capaz de superar esse problema, primeiro juntando as partes do código genético a partir de tecidos de próstata humana em um DNA complementar, e depois colocando-o em uma cultura de vírus da estomatite vesicular (VSV). Isso formou uma vacina que foi dada aos ratos através de várias injeções intravenosas.
Os tumores têm uma “impressão digital” única, chamada antígeno, que desencadeia uma resposta do sistema imunológico através de uma proteína molecular. Ao liberar a vacina com antígenos de câncer de próstata humano no vetor VSV mutante, o sistema imunológico dos ratos foi capaz de “atacar”, criando uma resposta imune potente e atacando os tumores.
Ensaios clínicos em humanos deverão começar em dois anos e tem grande potencial.[DailyTech]