Cientistas descobrem oxigênio em Réia, uma das luas de Saturno

Por , em 29.11.2010

Réia é a segunda maior lua de Saturno, mas não é apenas isso o que a torna incrível – segundo a missão Cassini, da Nasa, ela possui uma atmosfera de 70% de oxigênio e 30% de dióxido de carbono.

Segundo os cientistas é a primeira vez que verificamos que outro astro possui uma atmosfera de oxigênio diretamente. Outras atmosferas foram descobertas nas luas Europa e Ganimedes, mas apenas a uma longa distância, através do Hubble.

Dessa vez a Cassini pôde “cheirar” a atmosfera de Réia, já que a camada de oxigênio (5 trilhões de vezes menos densa do que a atmosfera da Terra) é muito fina para ser detectada à distância.

Os pesquisadores acreditam que o oxigênio vem do campo magnético de Saturno – partículas de água seriam quebradas no fluxo entre o satélite e o planeta e se “rearranjariam” na forma de moléculas de oxigênio.

De acordo com os cientistas, esse tipo de fenômeno pode ser comum em outras áreas do Sistema Solar e não indica, necessariamente, a presença de vida alienígena. Réia seria muito fria e não teria praticamente nenhum líquido para permitir a existência da vida como a conhecemos. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

28 comentários

  • Pedro Antonio Bessegato Tosta:

    nao sei porque cientistas acham que pra haver vida tem que ter agua e temperaturas corretas pode sim haver vida em ambientes extremos que os humanos nao aguentariam

  • Gera:

    ACREDITO QUE ESTAMOS PERDENDO MUITO TEMPO, JÁ DEVERIAMOS
    ESTAR COLONIZANDO UMA LUA OU ATÉ UM PLANETA.
    A COLONIZAÇÃO É ESSENCIAL PARA A SOBREVIVENCIA DO SER
    HUMANO E IMPLICA NO DESENVOLVIMENTO DO MESMO COMO SER
    INTELIGENTE E PRODUTIVO.
    IMAGINEM UMA SEGUNDA TERRA!!!
    COM PLANTAS, ANIMAIS E TUDO MAIS. NÃO SEI SE NO FUTURO
    HAVERÁ UMA COLISÃO Q DESTRUA A TERRA, MAS SE TIVER, TEREMOS
    AO MENOS SOBREVIVIDO COMO RAÇA! A RAÇA HUMANA.
    MUITO PLANEJAMENTO SEM AÇÃO NÃO LEVA A LUGAR NENHUM!!!!!!!

    • Diogenes Luca:

      Concordo; Somente a ação muda a Realidade. Temos todos os meios e instrumento prontos. Querendo ou não a colonização vai ocorrer seja por iniciativa particular ou governamental. Mas vai

  • Vinicius:

    Não acho qua a vida dependa necessariamente da agua, nem acho que para haver vida o planeta precisa apresentar caracteristicas fisicas iguais as da terra.
    Acho sim, que é possivel o surgimento de vida nas mais diversas condições. Como o exemplo de algumas bacterias que conseguem sobreviver à temperaturas bem altas.
    E se derrepente fossem lançadas em Réia através de uma sonda sementes geneticamente modificadas para resistir à temperaturas muito baixas? Talvez até poderia impulcinar o surgimento ou evolução de formas de vida por lá….

    • Ratão de esgoto:

      Bem interessante isso! Falta algum ciêntista ousado tentar fazer, e é isso que o povo quer muito e paga pra ver.

    • Victor:

      Não, seu corpo é formado basicamente de fluido (água) e isso não é necessário pra vida? Vai ver a gente bebe mercúrio no lugar de água!

    • sergio_panceri:

      é amigo… um dos ingredientes vitais p/ vida é energia, o outro é, como o outro ali em cima disse, líquido.. junte os dois e mais algumas coisinhas e voalá!

      a vida pode até se manifestar na ausência de um destes, mas dificilmente progrediria a algo mais complexo.

    • Anderson Thiago:

      Concordo. Acho muito mesquinho achar que todo o universo segue as mesmas regras da nossa Terra. Creio que a vida, obra máxima do universo, possa ser criada em diferentes formas, coisas que ainda nem imaginamos, coisa que nem em filme foi pensado. Acho que cada lugar tem sua zona habitável, mas a questão de forma de vida pode ser totalmente diferente. Vidas diferentes, formatos, composições, tudo. Pode haver vida, ou algo que possa se parecer com vida, do jeito que conhecemos, em inúmeros lugares

    • Marcelo Ribeiro:

      Mesquinho? Não. É simplesmente observando os padrões que conhecemos e os buscando por aí, é simples lógica. É óbvio que isto não significa que não haja outras formas de vida com bases diferentes da nossa.

  • matheus:

    Bem, não seria possivel respirar com perfeição nesse lugar, por que 30% é uma concentração muito alta de dióxido de carbono em uma atmosfera, e 70% é muito oxigênio (lembrem que na atmosfera da Terra tem mais de 70% de nitrogênio) e até oxigênio em excesso pode ser tóxico, ainda mais com 3% de carbono que é muito tóxico, e ainda mais respirar um ar seco como aquele, com temperaturas super baixas

    • matheus:

      é 30% não 3% errei sem querer

    • Diogenes Luca:

      Sim mas a atmosfera pode ser Tratada e tornar-se otima para nós. O problema seria a radiação de Jupiter. Teriamos que criar escudos que nos protegessem. E que por sinal ja inventaram. Vejo um Futuro Brilhante para a Humanidade nas Luas Jovianas. Em materia de transporte pelo menos creio que tudo la será mais facil. Poderemos utilizar a propria gravidade de Jupiter como fonte de energia. Criaremos sistema nunca antes pensados na Terra, pois lá não será a Terra!

  • giorgio:

    Falando sobre coisas estranhas, pesquisem sobre WASP-12b ou planeta diamante ou planeta de carbono, é uma verdadeira pedra bruta de diamante no espaço. Muito louco né?

  • giorgio:

    e quem disse que precisa dessas condições para haver vida. Toda hora os caras descobrem uma coisa fura suas teorias..”os cientitas pensavam que tudo fosse assim, mas descobriram que ali é assim”. Mente muito pequena!

  • vdcvsd:

    mas os cientistas aki em oxford descobtiram junto com outros astronomos o He na lua,
    e estao descobrindo como retirar

  • vdcvsd:

    nos morreriamos se respirassemos 70% de oxigenio

    • Jeann Farias:

      mas nao tem uma treinadora olimpica que faz treinamento com oxigenio puro?

  • Werex:

    imagine que fantastico seria respirar em outro planeta!
    pena que essa atmosfera é pouco densa e lá é muito frio.

  • ELY:

    assim como Cabral e Cristovo Colombo,vieram descobrir as América;é necessário irmos para conhecer outros mundos; porque tem novidade por lá.

  • ninja:

    Com essa concentração de oxigênio (que é inflamável)a atmosfera pode ser explosiva, tipo o menor atrito com o ar geraria combustão, então uma entrada de uma nave não é muito recomendável.

    • Tibulace:

      Olha, Ninja, só para esclarecer:O Oxigênio, NÃO É INFLAMÁVEL!Ele faz QUEIMAR violentamente, aos corpos que são combustíveis, não ele próprio.Além disso, embora o PERCENTUAL desse gás, na atmosfera dessa lua, seja GRANDE, a PRESSÃO PARCIAL do oxigênio é TÃO PEQUENA, que não dá para queimar o que quer que seja.Quando humanos estiverem nesse satélite, poderão obter oxigênio, a duras penas, COMPRIMINDO ENORMEMENTE o ESCASSO gás existente e SEPARANDO por meios químicos o gás carbônico.

  • willian:

    Nesses lugares, as leis da física podem mudar e o tipo de vida também.

    • Diogenes Luca:

      Não creio que as Leis da Fisica mudem nestes Lugares. Porem creio os Materiais possam se comportar de formas diferentes pois as CNTP são diferentes, a gravidade é diferente, niveis de radiação etc..O que ja seria suficiente por exemplo p dar pane em aparelhos eletricos ou fazer objetos voarem ou explodirem simplesmente

  • MOIZÉS:

    PATRÍCIA DISSE: “O homem avança na destruição da Terra e agora procura desesperadamente outro lugar pra se refugiar, será que vamos cuidar bem do “novo lar”?”

    COMENTÁRIO: isso é que é imaginação!

  • Patricia Dias:

    O homem avança na destruição da Terra e agora procura desesperadamente outro lugar pra se refugiar, será que vamos cuidar bem do “novo lar”?

  • adilson marra:

    As descobertas muito interesantes, como no caso do artigo acima, bem como sobre outras luas do nosso sistema solar, apontam para o fato de que as exo-luas, ou luas fora do nosso sistema solar, orbitando gigantes gasosos, se mostrarão convinientes para abrigar vida. No filme Avatar esse contexto é apresentado com muita propriedade pelo Diretor. Sobre o assunto eu me sinto como se estivesse usando, atualmente, um video cassete de 2 cabeças. Lembra! Quando na verdade, hoje, existe tecnlogia inimaginável. Infelizmente temos que nos contentar com as migalhas que nos são impostas em razão de questões de soberania e políticas de privacidade. (guerra tecnológica).

    • Diogenes Luca:

      Infelizmente é isso Ja temos tecnologia para estar vivendo num paraiso aqui na Terra mesmo. Porem uma pequena minoria mesquinha egoista que sustenta e detem o Status quo insiste e persiste manter todo o restante da humanidade em miseria e Ignorancia. Como resolver isso? Disse minando o conhecimento, fazendo por si mesmo e dando prioridade as tecnologias de autossustentabilidade. Poupando o planeta, seu bolso e tirando poder das grandes corporações.

  • paulo:

    ….

Deixe seu comentário!