Cientistas descobrem três planetas anões próximos a Plutão

Por , em 10.08.2011

Astrônomos descobriram três pequenos planetas gelados que orbitam o sol perto de Plutão, nos confins do sistema solar. Os três corpos são grandes o suficiente para serem arredondados devido a suas próprias gravidades, o que os caracteriza como “planetas anões”, assim como o nosso velho conhecido Plutão.

Os cientistas descobriram também outros onze novos objetos celestes durante a pesquisa no Cinturão de Kuiper – o anel de corpos gelados além de Netuno. Os outros objetos não são considerados planetas anões por serem muito pequenos, provavelmente pedaços irregulares de gelo ou rocha.

Usando o telescópio Warsaw, do Observatório Las Campanas, no Chile, a equipe se concentrou na exploração de áreas do Cinturão de Kuiper que ainda não tinham sido estudadas anteriormente.

A União Astronômica Internacional (UAI) criou a categoria de planeta anão em 2006, quando ficou claro que Plutão não estava sozinho nos arredores frios do sistema solar. Basicamente, planetas anões são considerados grandes o suficiente para serem esféricos, mas pequenos demais para “limparem a vizinhança” dos outros corpos que orbitam as proximidades.

Assim, Plutão foi rebaixado a planeta anão, uma classificação que partilha com os gelados Éris, Haumea e Makemake, e com o gigante asteroide Ceres. Estes são os únicos cinco planetas anões oficialmente reconhecidos no momento, apesar de outras centenas ou mesmo milhares poderem existir.

Os três planetas anões encontrados parecem ter mais de 400 quilômetros de largura. A nova pesquisa não encontrou nenhum objeto tão grande quanto Plutão ou Éris, que têm cerca de 2.300 quilômetros de largura – por enquanto, ele ainda são os reis da área do Cinturão de Kuiper.

O Cinturão de Kuiper se encontra aproximadamente entre 30 e 50 unidades astronômicas (UA) do sol. A distância da Terra ao sol, cerca de 150 milhões de quilômetros, representa 1 UA.

Enquanto não há mais objetos realmente maciços à espera da descoberta no Cinturão de Kuiper, alguns outros podem se esconder até mesmo mais longe, como o Sedna, que orbita até 940 UA do sol. O Sedna parece ter 1.200 quilômetros de largura e uma órbita extremamente elíptica, que traz o corpo celeste para cerca de 75 UA do sol no seu ponto mais próximo.

O Sedna ainda é um mistério, mas sua descoberta prova que pode haver vários objetos celestes parecidos por aí. Objetos ainda maiores do que o Sedna podem orbitar em torno do sol, e indetectados. Sem dúvidas, ainda há muito sobre planetas anões a se descobrir. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

40 comentários

  • Jonatas:

    Os anões de gelo plutóides estão cada vez mais numerosos. E se comprovada a Nuvem de Oorth, Sedna terá muitos irmãos distantes em um Sistema Solar repleto de planetas anões.

  • DSC:

    O que o termo astrologia está fazendo em um site de notícias científicas??? Há algum embasamento científico na astrologia???
    Astrólogos… vão brincar de adivinhação com quem acredita nessa ignorância… um dia vão ser julgados por esse lixo!!!

    • Rubão:

      Concordo… se os astrólogos acreditam na bíblia então deveriam lê-la porque lá não existe nada citando esse termo inventado pelo homem para enganar.

    • Glauco:

      A astrologia é mto anterior à Bíblia.

      A astrologia é comentada pela Bíblia sem grandes detalhes, mas não me lembro onde. Só me lembro dos livros de Daniel e Salomão, dois livros oniromantes e quiromantes.

    • Glauco:

      Credo, qto ódio!

      Se vc quiser saber qual a relação entre astronomia e astrologia, pergunta pro Johannes Kepler. Conhece esse?

    • Rubão:

      Não muda nada o fato de alguém com importância falar sobre isso… só porque algo bom foi feito não significa que o contexto todo seja bom.
      Muitos erros são e foram cometidos por cientistas mas uma coisa que eu questiono é depois de tanto tempo porque ninguém… mas ninguém mesmo conseguiu achar qualquer nexo nessa tal de astrologia… é lixo… lixo mesmo!!! Meu comportamento ou personalidade não pode ser definido porque alguém fez um mapinha dos astros. Analisa a situação e veja se tem sentido.
      Ahhh!!! E teoria não representa a realidade já que é uma teoria e precisa ser provada!

    • Glauco:

      Vc misturou um monte de assunto, aí, nem dá prá entender direito.

      Mas como ocultista, nunca vi uma pesquisa científica sobre astrologia que levasse em consideração todos os fatos que devem ser levados em conta, fora uma russa dos anos 90 excelente e que corrobora a influência dos astros durante a formação do bebê na barriga da mãe.

      Essa astrologia que vc conhece da mídia e que os cientistas tentam estudar não é a astrologia real. Kepler conhecia a astrologia real.

      Agora q vc já levou uma surra por seu completo desconhecimento a algo que critica, vou me retirar…

    • Rubão:

      As pessoas que gostaram dos comentários já dizem claramente quem tomou uma surra.

    • Glauco:

      Vc qr dizer quem tomou surra à partir do eskema cheio de falhas de votação desse site?

      Vc acha q eu não percebo q tem gente q fica de plantão prá negativar meus votos para qq coisa q eu diga, msm q eu concorde com os popstars dos comentários desse site, como o César?

      Prá mim o q vale é testar o conhecimento das pessoas sobre o q elas falam, não um sistema de votação válido. Vc não entende absolutamente nada de astrologia nem de astronomia, e isso é fato.

    • Cristiano:

      Um cara que acredita em revistinha de horóscopo, ocultismo e seres alados… Depois vem aqui querer pagar de bonzão e de rei da física, contrariando todos os cientistas do mundo, exceto o amigo dele, “Prof.” McCanney.

    • Glauco:

      Não acredito em revista de horóscopo;
      Ocultismo é ciência;
      Seres alados existem aos montes, olhe para o céu.

    • Sidney:

      DSC e RUBÃO!! Primeiramente vocês estao num artigo sobre ASTRONOMIA e nao ASTROLOGIA! Primeiro procurem o significado disto! Astronomia não tem nada haver com “adivinhação” ou coisa do tipo. Eu nem sei porque vocês abordaram esse tipo de assunto aqui!!

  • Francisco:

    willian. Enquanto existir crítica de toda nojeira que existe por aí ainda há esperança. Acredito que não são poucos que se revoltam contra a mediocridade de muitos.
    Somente o fato de não compacxtuarmos com eles, estaremos mostrando que existe o caminho certo.
    A natureza é um conjunto extraordinário, com leis extremamente potentes. De alguma forma esses grupos arrogantes, prepotentes e desumanos irão arcar com as responsabilidades de seus atos.
    Ao contrário, as leis naturais sempre estarão atuando a favor daqueles que agem seguindo as normas do equilíbrio, da harmonia, da justiça …
    Cada ser vivo é natureza pura e Não existe a menor dúvida
    que estaremos equilibrados se agirmos seguindo essas leis naturais maravilhosas.

    • willian:

      Há quatro espécie de homens: o que não sabe e não sabe que não sabe: é TOLO – evite-o; o que não sabe e sabe que não sabe: é SIMPLES — ensine-o; o que sabe e não sabe que sabe: está DORMINDO – acorde-o; o que sabe e sabe que sabe: é SÁBIO – siga-o

  • Glauco:

    Chico Lobo,
    Se você não entende nada de astrologia, como pode dizer que Plutão ou esses outros planetas não possuem influência astrológica?? Já fez algum curso de astrologia por acaso??

  • willian:

    Estou cansado da nasa, estou cansado dos governos de todos os países do planeta, estou cansado de acobertamentos militares, estou cansado da fome, estou cansado das guerras, estou cansado dos americanos e suas desculpas para tomar a riqueza de outros países, estou cansado da globo,, estou cansado dos bonecos da globo, estou cansado da américa latina corrupta, estou cansado do tráfico, estou cansado da ganância humana, estou cansado do dinheiro, estou cansado das mentiras da mídia, estou cansado da ignorância dos seres humanos, estou cansado dos políticos, estou cansado do petróleo, estou cansado da Otan, estou cansado da Onu, estou cansado das religiões, estou cansado da escravidão da beleza, estou cansado da poluição, estou cansado das mortes de inocentes, estou cansado da manipulação, , estou cansado dos estupros, estou cansado do abuso das crianças, estou cansado da Europa, estou cansado da Cia, estou cansado dos Russos, estou cansado do Chávez, estou cansado das religiões.

    Neste planeta parece não existir mais nada certo e que nos faça acreditar que estamos no caminho correto, é hora de refletirmos profundamente pois é única hora que temos.

    • ……:

      Em resumo, você está cansado do mundo. Então se mata logo.

    • willian:

      Alguns ouvem com as orelhas, outros com o estômago, outros ainda com o bolso e há aqueles que não ouvem absolutamente nada.

    • Sidney:

      Você está muito CANSADO, sugiro que procure descanso urgentemente!

    • willian:

      A verdade jamais é pura e raramente é simples.

    • Cristiani:

      Querido amigo, qdo vc começar a fazer pequeninas coisas para mudar algo ao seu redor, vc vai ver q a satisfação de fazer isso deixará vc menos cansado de td!!! Comece simplismente ajudando alguem ou retirando um lixo do chao…. ou melhor ainda olhe para o céu e veja as maravilhas que Deus criou!!! Não é esperando q o governo e o mundo mude que as coisas vão melhorar! E mudando a nós mesmos que tudo melhora!!!!

    • willian:

      Assim como a maquiagem pode, às vezes, fazer com que uma pu##ta passe por uma mulher virtuosa, também a modéstia pode fazer um tolo parecer um homem ou mulher de senso.

    • willian:

      O ser, o ter e o fazer são como um triângulo, no qual cada lado serve de apoio para os demais. Não há conflito entre eles.

      sem mais.

  • willian:

    Os comentários abaixo só mostram que o ser humano está longe de uma evolução mental. Agressões verbais, sátiras, descriminações, que coisa feia pessoal. Para quê agredir um ao outro? onde chegarão dessa forma? um aniquilando o outro. que raça evoluirá dessa maneira? “toda civilização ao chegar ao apogeu de sua existência se extingue”… este parece ser mesmo o caminho do ser humano.

  • Chico Lobo:

    isso deve acabar com o dogma dos especuladors astrologos que, quando foi descoberto Plutão, logo já se apressaram em dar a ele um status de planeta com “funções” (sic) astrolóooooooooogicas. – Com as descolberta desses novos achados astronômicos confirma-se que Plutão e seus companheiros no cintuão de Kruiper não passam de insignificantes asteróides sem nenhum “péso” místico, para suas frustrações especulativas sobre o que jamais conseguirão entender por falta de fundamentação científica..

  • Glauco:

    Como esclarecimentos são indispensáveis depois desse ato irresponsável do sujeito abaixo, vou deixar bem claro:
    O McCanney nunca disse que há algum objeto entrando no Sistema Solar e nunca deu nenhuma data futura para tal acontecimento.

    Esclarecido está.

  • Cristiano:

    Se derem um tiro no saco do McCanney, explode a boca do Glauco!
    O McCanney disse que a notícia grande é que Nibiru está chegando e vai se chocar com a Terra…

    • Glauco:

      ih, apelou perdeu bixo… nem vou te dar mta atenção =)

  • willian:

    O homem é apenas um ratinho jovem que ainda tenta sair da toca.

  • Ozzy:

    Não seria Cinturão de Kepler???

    • Chico Lobo:

      Kruiper…. e não Keppler…. estude um pouco mais de astronomia

  • Glauco:

    Não é ele e nem nada do tipo. São só planetinhas.

  • Glauco:

    Se fosse esse planeta gigante mítico ou outro qualquer, estaríamos vendo um cometa imenso no céu diurno a uma distância curta dessas.

  • Glauco:

    Semana passada encontraram várias luas em Plutão, agora encontram outros planetas… prá mim esses caras estão se preparando para dar uma notícia grande…

    • Hugo:

      Professor McCanney que te contou? haha

    • Glauco:

      Como vc adivinhou?? Andou ouvindo seus programas de rádio??

    • paulo:

      O segundo sol…..

    • Glauco:

      nnnnãããããããooooo!!! não tem nada a ver com segundo sol!!

    • Hugo:

      Não. Previsível só, mais nada.

    • Glauco:

      E pq vc não ouve os programas? Tem medo da maioria dos cientistas do mundo inteiro estarem errados?

Deixe seu comentário!