Ícone do site HypeScience

Cientistas italianos causam polêmica – teriam eles conseguido realizar a fusão fria?

Dois cientistas italianos alegam terem conseguido produzir um reator de fusão fria, que gera 12,400 watts de calor– mas não é apenas isso, os pesquisadores afirmam que o dispositivo estará a venda em três meses. Ou não?

A fusão fria não é tão simples assim – alguns dizem até ser algo impossível. Tanto que várias alegações da descoberta da fusão fria se mostraram infundadas, como na vez em que a Coréia do Norte disse ter desenvolvido a tecnologia. Hipoteticamente, você precisaria fundir dois pequenos núcleos atônicos com um grande núcleo, um processo que libera enormes quantidades de energia. Se puder ser coletada, a fusão se torna uma fonte praticamente inesgotável de energia, barata e sem resíduo radioativo ou emissão de gases poluentes.

Andrea Rossi e Sergio Focardi dizem ter feito exatamente isso. O problema é que eles não divulgaram nenhum detalhe maior de como sua descoberta funciona. E isso deixou toda a comunidade científica com a pulga atrás da orelha. A pesquisa foi rejeitada por vários veículos de divulgação e publicada apenas no Journal of Nuclear Physics, que é patrocinado pelos cientistas italianos.

A situação deles não melhora, tendo em vista que Rossi tem a ficha suja por fraude.

Apesar disso, eles demonstraram o funcionamento do seu aparelho em público e, pelos vídeos, dá para ver que uma quantidade de energia é gerada. Se é por meio de fusão fria é um mistério, mas definitivamente, eletricidade é produzida.

Confira o vídeo:


[PopSci]

Sair da versão mobile