Cientistas produzem querosene a partir do “nada”

Por , em 6.05.2014

Talvez a gente não sugue todos os recursos da Terra e destrua o nosso planeta tão cedo. Cientistas afirmam ter criado combustível para a aviação utilizando apenas luz do sol, água e dióxido de carbono pela primeira vez. Isso é praticamente criar combustível a partir do nada.

Este feito impressionante nos coloca mais perto do sonho de criar energia renovável para as nossas máquinas prejudiciais ao meio ambiente conhecidas como aviões, carros e outros veículos de transporte.

Pesquisadores europeus alcançaram sucesso usando uma simulação da luz solar concentrada a uma temperatura próxima de 704° C para converter e separar água e dióxido de carbono em um gás sintético feito de hidrogênio e monóxido de carbono. Esse gás pode ser transformado em querosene.

Os cientistas, que têm trabalhado por quatro anos neste projeto, chamado de SOLAR-JET, só fizeram um frasco do combustível até agora, mas imaginam um futuro em que poderiam ser feitos 20 mil litros de combustível para avião por dia em uma versão em grande escala.

Se eles forem capazes de fazer isso, nossos meios de transporte terão quantidades muito mais limpas – e infinitas – de combustível. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!