Ícone do site HypeScience

O quanto o seu ronco realmente incomoda? [estudo]

Maridos, cuidado. Mais do que o direito de reclamar, agora as mulheres também vão ter dados científicos para dizer o quanto seu ronco incomoda. Uma equipe de cientistas fez uma série de experimentos para quantificar a irritação causada pelo ronco. A questão era: “O incomodo gerado pelo ronco pode ser quantificado ou depende de quem escuta?”.

Para responder essa pergunta, 550 áudios de roncos gravados em sessões de tratamento foram apresentados aleatoriamente para dez examinadores, para responder o quanto cada ronco irritava, em uma escala de 0 a 100 (onde 0 era “sem problemas” e 100 “uma tortura”).

Cálculos e médias depois, os pesquisadores afirmaram que a avaliação psico-acústica não apenas é muito válida para entender a irritação causada, mas também que a sensitividade do pobre ouvinte é pelo menos igualmente relevante do que o som em si.

Pode não ser “aquela” descoberta, mas nos leva a concluir que, para quem ronca, é melhor procurar um especialista para melhorar o problema do que ser “quantificado”. [Science2.0]

Sair da versão mobile