Ícone do site HypeScience

Cientistas querem agregar “arrependimento” a computadores

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel) estão trabalhando em um software que pode atribuir à máquina um sentimento muito humano, o arrependimento. Mais precisamente, se trata de fazer o computador associar duas premissas: a busca por um objetivo com o desapontamento por não obter o desejado. O projeto conta com financiamento do Google.

Os cientistas visualizam que tal associação é perfeitamente possível de ser programada. Segundo eles, a relação direta existe entre futuro planejado e falhas na execução, e a distância entre ambos é o que se chama “arrependimento”. Tal relação, de acordo com os pesquisadores, pode ser usada para ajudar as máquinas a prever o futuro.

A teoria do procedimento seria a seguinte: ao ensinar o computador a assimilar o “arrependimento”, estarão o ensinando a calcular todas as variáveis que podem ocasionar diferença em qualquer acontecimento, ou seja, prever o que pode dar errado em um evento que ainda está por vir.

A princípio, o mecanismo serviria apenas para eventos na própria computação, como por exemplo, quando um site de acesso intenso vai deixar de estar congestionado. Além disso, o Google terá suas vantagens. Os cientistas defendem que tal mecanismo vai otimizar as buscas no site, aproximando a palavra de busca daquilo que o usuário realmente deseja. [PopSci]

Sair da versão mobile