Cientistas realizam teletransporte quântico dentro de circuito eletrônico pela primeira vez

Por , em 18.08.2013

De início, parece pouco, mas, como se trata de mecânica quântica, é um grande avanço: cientistas da ETH Zurich conseguiram “teletransportar” informações dentro de um circuito eletrônico.

“Normalmente, em telecomunicações, a informação é transmitida por pulsos eletromagnéticos. Em comunicação móvel, por exemplo, são usadas micro-ondas, e em conexões de fibra são usados pulsos ópticos”, explica o pesquisador Andreas Wallraff. No caso do teletransporte quântico, porém, “a informação não viaja do ponto A ao ponto B. Ao invés disso, ela aparece no ponto B e desaparece do ponto A, quando é lida no ponto B”.

Para chegar a esse resultado, Wallraff e sua equipe induziram um estado de emaranhamento quântico em duas partículas e as separaram, colocando uma no emissor e outra no receptor. Graças a propriedades da mecânica quântica, eles podiam transmitir instantaneamente uma informação de A para B – e com um índice de sucesso (40%) muito maior que o de experimentos anteriores.

Agora, a equipe pretende reproduzir a técnica com distâncias maiores entre receptor e emissor, trazendo o computador quântico cada vez mais próximo da realidade. [PopSci, Science 2.0, Nature]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

Deixe seu comentário!