Ícone do site HypeScience

Cientistas temem acidentes causados por robôs

Hoje existe um bom número de pesquisas sobre robôs. Em geral, elas têm trabalhado com a possibilidade de que, em um futuro muito próximo, eles possam ser frequentemente usados como empregados domésticos. Pensando nisso, cientistas do Instituto de Robótica e Mecatrônica da Alemanha apresentaram testes mostrando quais os riscos de robôs ferirem seres humanos, por acidente.

Eles desenvolveram um sensor de movimentos. Equiparam um braço-robô de 1,1 metros e 14 quilos com uma variedade de ferramentas, que poderiam ser usadas em aplicações domésticas: uma faca de cozinha, uma faca de açougueiro, uma tesoura e uma chave de fenda. Programaram o braço-robô sem o sensor, para cortar e dilacerar uma perna de porco, um pedaço de silicone e o braço de uma pessoa. Sem o mecanismo, o braço não fazia distinção do que cortava, e provocou cortes profundos no silicone e na perna de porco. Os cortes poderiam ferir gravemente uma pessoa.

Depois, para evitar cortar o braço do corajoso voluntário, ligaram o mecanismo de segurança. Esse mecanismo faz com que a máquina pare imediatamente se detectar uma substância diferente da que for programada para cortar. Por exemplo, se o robô estiver cortando um bife e você puser sem querer seu dedo no meio, ele é capaz de parar para não decepa-lo. Isso seria importante para evitar ou minimizar uma série de acidentes daqui a alguns anos, se a figura de um robô auxiliando nas tarefas diárias realmente se tornar comum.
[BBC News]

Sair da versão mobile