No filme “Serpentes a Bordo”, o personagem Neville Flynn (interpretado por Samuel L. Jackson) precisa salvar a tripulação de uma aeronave depois que mais de 400 cobras venenosas (que estavam presas em uma caixa) se espalham pelo veículo e causam pânico geral.
Recentemente, algo parecido ocorreu em um voo do Egito para o Kuwait – porém não tão grave quanto a situação do filme, felizmente.
Segundo informações divulgadas pelo jornal The Jordan Times, um dos passageiros, um homem de 48 anos vindo da Jordânia, levava uma cobra egípcia em sua bagagem de mão. Quando tentava controlar o animal, levou uma picada e acabou deixando a cobra escapar. O incidente levou o piloto a fazer um pouso de emergência em Al Ghardaqa (Egito). O passageiro, porém, recusou tratamento médico, alegando que o ferimento era superficial. Depois que o animal foi confiscado, o voo seguiu para o Kuwait.
Muito comuns no norte da África, as cobras egípcias são extremamente perigosas: seu veneno, dependendo da quantidade, pode matar um elefante adulto em três horas ou uma pessoa em 15 minutos. Reza a lenda que a rainha Cleópatra usou o veneno de uma cobra egípcia para cometer suicídio.[Gizmodo]