Como descobrir se alguém é alcoólatra

Por , em 10.01.2012

Aquele papo de que uma quantidade pequena de álcool todos os dias pode ser saudável e não causa danos não é necessariamente correta.

Se alguém toma meio copo de vinho diariamente, é improvável que isso seja prejudicial, mas a vida não funciona bem assim. Pessoas que bebem todos os dias não tendem a ingerir apenas um copo.

A Royal College of Physicians, instituição médica da Inglaterra, disse que a melhor maneira de descobrir se uma pessoa é alcoólatra ou não é a partir de sua capacidade de parar de beber por dois dias em cada sete.

“Sabemos que há 1,5 milhão de dependentes alcoólicos no Reino Unido que bebem todos os dias. Se você pode parar de beber dois dias na semana, é um indicador muito bom de que você provavelmente não está viciado em álcool”, indica o novo relatório.

Pesquisas médicas sugeriram que o consumo diário pode ser bom para a saúde, mas o Comitê da Ciência e Tecnologia britânico disse que o governo deve rever suas diretrizes. [The Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

26 comentários

  • Mayara Rodrigues:

    Eu bebo sim,eu tô vivendo,tem gente que não bebe e ta morrendo.

  • Yannis:

    Não bebo fazem dois anos. E não consigo mais ver beleza nas coisas. Bebendo a Lua era bonita, o mar era mais belo,as pessoas mais interessantes. Só penso em beber e equilibrar meu lado emocional com o racional. Sem álcool sou muito rígido. Sou alcoólico confesso, não vejo a hora de enganar meu racional e ter um deslize. Não tenho nenhum orgulho ou alegria de estar vivendo dois anos sem álcool. Prefiro ser feliz morando em baixo da ponte do que cheio de coisas que não tenho prazer em usufruir.

    • Marcelo Ribeiro:

      Isso pode ser depressão. Talvez o álcool agisse como uma espécie de medicamento temporário isso para outra condição sua. Vá a um bom psiquiatra e talvez haja algum medicamento que faça o mesmo efeito do álcool para você, mas sem os malefícios.

  • Edgar Lima:

    Não sou alcoólatra…sou bêbado. Alcoólatras vão a reuniões, bêbados vão à festas.

  • Antonio Carlos Valença de Oliveira Motta:

    Eu vou um pouco além. Se um indivíduo é capaz de ir numa determinada festa de amigos e conseguir NÃO beber nenhuma bebida alcoólica, eu o identifico como controlado e obviamente, não alcoólatra.

  • Edmar Batista Do Nascimento:

    É difícil para nós, reconhecermos a própria imperfeição, consequentemente os alcoólatras também não se reconhecem, mas pelo contrário, vivemos vangloriando com soberba.

    Existem dois tipos de alcoólatras.

    Alcoólatra viciado: aquele que consome álcool e quando pára, sente a vontade de beber. É a vontade que caracteriza o vício. A vontade é escrava do vício. É o fundo do poço.

    Alcoólatra: aquele que consome álcool e quando pára, não sente vontade de beber. A vontade ainda não é escrava do vício. É o meio do poço. É a minoria.

    Alcoólatras são aqueles que consomem álcool, ou seja, os outros, eu não, Deus me proteja na minha ignorância, tomo apenas aperitivos, dezenas deles, rêrêrê.

    Sou apenas um biriteiro!!!!!!!!

  • gloria:

    Essa frase de q um pouco de vinho faz bem a saude, na certa veio de um beberão, ele encontra nesse ditado uma desculpa p\ seu vicio, mas como explica o texto, ele nunca vai ficar nesse pouco q ele mesmo receita , ele vai beber cada vez mais até descobrir q é um alcolatra e terá grandes problemas , eu sou da opinião q alcoo e sensatez ñ combinam. As crianças começam no vício bebendo o q os pais compram e guardam em casa, muitas vezes bebem em familia , os filhos são incentivados a beberem juntos p\ comemorarem.

  • ALFREDO:

    boa noite.
    tenho um irmão q dá muito trabalho pra nós,ha anos. ele bebe tdos os dias ,e não é cerveja não,é só pinga não importa a marca,só pinga,cachaça pura.fica igual um mendigo,só o couro eo osso.
    as vezes fica de 4 a 5 meses sem beber,fica forte,como de tdo. e qd agente pensa q ele vai ficar sem beber,começa tdo de novo. ja internamos ele u m tempo,mas não adiantou nada,foi só dinheiro perdido.
    não sabemos mais oq fazer, meus pais são os q mais sofre.
    muito trabalhador,mas qd começa a beber,sai de perto.
    boa noite.

  • harley caetano:

    Olá! Não bebo e não tenho raiva de quem bebe. Sei que é uma doença e que governo pouco gasta para tratar os dependentes. Um pedido: poderiam rever a digitação do texto. Há muito erro de digitação. Grato. Um abraço.

    • victor:

      você acha realmente que o governo quer acabar com o álcool?

      da onde vai vir todo o lucro deles?
      estão pouco se importando se pessoas morrem por causa do álcool, se matam alguém no transito, eles só querem dinheiro.

      por que acha que não legalizam a maconha? por que faz mal? sem esse papinho furado, não legalizam por que as pessoas poderiam plantar em suas casas, e o lucro dos grandões ficam aonde?

      abram suas mentes, parem de acreditar em tudo que a televisão fala, comecem pensar por si só, saiam desse mundinho fechado da mídia o mundo não é como a tv fala, o dinheiro fala mais alto que tudo nesse mundo

      PENSEM

  • Barretti:

    É mto facil… Espere ficar Sóbrio
    ai dpois vc entra na internet…
    e comente kkkkkkkk

  • Ezio Jose:

    Quatro piscadinha no lóló…. mil, mil, mil, mil, …
    Cada uma que aparece!… Temos que rir muito.

  • Sylvia:

    Aiaiaiaiia ], pois sim q n afeta conversa na mesa bar!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk
    quem n bebe é q sabe …. escutar zilhões de vezes a mesma conversa aiaiaiaiiaai

  • Eustáquio:

    Faça o seguinte teste para saber se você é alcoólatra ou não:
    Pergunte ao entrevistado: Você bebe segunda feira pela manhã?
    Se ele rersponder que sim ele é alcoólatra, mas se responder que não, não é alcoólatra!
    Simples né!

    • Ezio Jose:

      É! Mais tem aquela de quebrar a ressaca. Sei disso e funciona. Fui beberrão e sou abstêmio,mas nunca esqueci da funcionalidade. Assim que comecei com amldita eu só bebia nos finais de semana e na segunda era necessário umazinha.

  • Cristiano Mattos:

    Eu bebo todo dia há 25 anos e não me viciei…

    • Edmar Batista Do Nascimento:

      Se você tem vontade de beber … já é um … e não sabe ou não admite. Culpa dos traços de sua personalidade.

    • Leoni R Dantas:

      Eu também bebo e todos os leitores também bebem “”desde”” criancinha… água é claro. Se acessar sites sobre alcoolismo veremos que a maioria dos jovens baladeiros estão se tornando alcoólatra e ainda barrigudos (fígado inchado ou gordo)

  • Tundra:

    Eu bebo bastante quando posso, isso nunca me afetou durante uma conversa inteligente na mesa de bar!

  • Asdrubal:

    Só em dias festivos é que bebo algo, por isso, no stress.

  • Jose Roberto Zanata:

    sou um alcolotra em recuperação há 10 anos.concordo,não é facil mesmo,e é bem pior do que voce imagina!
    E aquele individuo que bate no peito e diz:”EU PARO QUANDO EU QUIZER”.sinto muito,mas este já faz parte do time e ainda não sabe.comigo foi asim durante 28 anos da minha vida. obs:tenho48 anos.

    • Ezio Jose:

      Concordo contigo. Sou abstêmio há mais de 16 anos e sei como foi minha luta para parar com o álcool. Conheço, também, um bando de pessoas de vários comportamentos diante dos questionamentos sobre o álcool.

  • Jonatas:

    A bebida alcoólica prejudica o fluxo de água (e oxigênio) no cérebro e para quem precisa muito usar seus neurônios não é recomendável. Mas como adoro vinho, não dispenso uma tacinha diária e não é nada mal. Eu conseguiria ficar sem dois dias ou muito mais, mas acostumei. Mas já conheci alcólatras e realmente não é nada fácil, nem mesmo um dia conseguiriam ficar sem a “marvada”.

    • Asdrubal:

      Aprendi desde cedo a que o cheiro de vinho, principalmente vinho tinto, a ser um cheiro de vómito. Por isso dispenso.

    • Ezio Jose:

      Asdrubal, você deve ter cheirado essas misturebas que se passam por vinhos tintos. Aliás, vinho tinto?
      Fui bebedor de tudo quanto é bebidas alcóolicas e já tomei o tal de vinho tinto e vinho branco assim como também já tomei vinhos de boas castas, porém, nunca sentí cheiro de vomito. Acho que é porque nunca cheirei vômito ou nunca me disseram que esses vinhos de categora inferior tivesse esse cheiro.

    • Jonatas:

      Por favor não use esse avatar pra falar comigo, Tenho Coulrofobia.

Deixe seu comentário!