“Lavar” e “seco” não parecem palavras que combinam muito. De fato, a lavagem a seco não é exatamente “seca” (a menos que você considere água a única coisa “molhada”).
Na verdade, quando as roupas são lavadas a seco, elas são embebidas em um solvente químico (geralmente algum tipo de cloro, como tetracloroetileno) e giradas em uma máquina especial de limpeza a seco.
Após esse “banho químico”, que dura de 8 a 25 minutos, dependendo do quanto as roupas estão sujas, elas giram em torno em até 450 rotações por minuto para “limpar” esses fluidos.
Em seguida, a temperatura chega até 60 graus Celsius dentro das máquinas, em uma combinação de lavagem e secagem da roupa, na qual os últimos vestígios de solvente químico evaporam.
A lavagem a seco tem uma longa história (um pouco estranha). Os antigos romanos já realizavam uma espécie de lavagem a seco, para branquear suas togas (roupas) de lã. Através de um método semelhante, eles usavam como fluido de limpeza a seco a amônia.
E onde eles conseguiam amônia na antiguidade? A partir da urina de animais de fazenda e latrinas públicas. Não se preocupe, hoje em dia, você pode mandar suas roupas para serem lavadas a seco sem correr esse risco. [LifesLittleMysteries]