Como mexer com a opinião pública: convença 10% deles

Por , em 28.07.2011

Para uma opinião ou crença, 10% é massa crítica. Se essa porcentagem da população abraça uma ideia, ela vai se espalhar rapidamente para a maioria da população, afirmam cientistas.

Quando o número de detentores de uma opinião sólida está abaixo de 10%, não há progresso na propagação de ideias. Se essa taxa é ultrapassada, a ideia se espalha como fogo.

Por exemplo, os ditadores que detiveram o poder durante décadas na Tunísia e no Egito foram derrubados em questão de semanas, quando os eventos recentes empurraram a opinião pública abaixo desse limite.

Os pesquisadores testaram a propagação de opinião usando modelos computacionais de diferentes redes sociais: um em que todo mundo estava ligado a todos as outras pessoas; um com algumas pessoas bem conectadas; e outro em que todos tinham o mesmo número limitado de conexões.

Em todos os casos, algumas pessoas de dentro da rede soltavam uma inabalável, mas incomum, crença. Todos os outros tinham uma visão tradicional, mas foram receptivos e mantiveram a mente aberta.

Eles descobriram que, independentemente do tipo de rede, manteve-se em 10% o limite necessário para mudar a opinião da maioria, uma vez que os verdadeiros crentes começaram a falar com todo mundo.

De acordo com os pesquisadores, este impressionante achado tem amplas implicações para a compreensão de como se espalha uma opinião.

Alguns exemplos podem ser a necessidade de convencer rapidamente uma cidade inteira a se mover antes de um furacão, ou espalhar novas informações sobre a prevenção de uma doença em uma vila rural.[LiveScience]

5 comentários

  • Fernando Franco:

    Creio q o foco dessa pesquisa deveria ser como é facil mexer com a opinião da massa, o quão é voluvél a população, mas outras pesquisas também já mostraram que para influenciar e propagar uma idéia em populações “desenvolvidas” é mais complexa e creio que nesse caso a taxa deve ser bem maior que nessa materia!

  • MarVinG:

    “QUEM MENTE ANTES, DIZ A VERDADE”

  • Jorge de Melo:

    Hum, interessante… agora dá pra ter uma ideia de como se propagam os boatos e as doutrinas espúrias. Por isso que a população de Recife se apavorou (duas vezes) com o boato do estouro da barragem de Tapacurá (uma barragem aqui perto de Recife).

  • Mnauel:

    Cara !! Eduardog deveria ser convidado para fazer matéria aqui nesse site. Concordo totalmente com ele.

  • Deep:

    Ou espalhar sms´s buscando influenciar eleições…

Deixe seu comentário!