Ícone do site HypeScience

Como os esteróides e anabolizantes funcionam

O que a maioria das pessoas sabe sobre esteróides é que eles fazem os músculos crescerem e que eles fazem mal à saúde. Tanto que as ligas esportivas os proibiram e seu uso é ilegal sem prescrição médica.

Mas como funcionam os esteróides? Será que o atleta só toma as substâncias e incha como o Popeye com seu espinafre?

A verdade é que os esteróides anabolizantes são derivados sintéticos (produzidos em um laboratório) da testosterona, o hormônio masculino. Eles fazem com que os músculos do usuário cresçam e promove algumas características da puberdade.

O uso legal dessas substâncias, ou seja, quando o médico realmente as prescreve, é feito em casos em que o paciente tem um baixo nível de produção de testosterona. Sendo assim, ele precisa recorrer a um hormônio artificial para que seu organismo funcione normalmente. Geralmente são pessoas que sofrem de doenças que desgastam o corpo, como câncer e AIDS.

Quando usado por atletas tem como objetivo acelerar a construção de músculos.

Se uma pessoa levanta mais peso do que está acostumada, seus músculos sofrem pequenas rachaduras. O organismo, naturalmente, irá “consertar” esses cortes. No entanto, para evitar futuros machucados, as fibras musculares novas são maiores e mais fortes. Repetindo o procedimento regularmente os músculos aumentam, em um processo chamado “hipertrofia muscular”.

A testosterona é o hormônio responsável pelo aumento dos músculos e anabolizantes podem servir como “suplemento”.

Assim que o esteróide é ingerido, ele entra na corrente sanguínea e vai parar no tecido muscular. Quando entra em contato com as células dos músculos, ele envia informações para o DNA – uma “mensagem” hormonal de que as fibras musculares precisam ser mais fortes – estimulando o crescimento.

Diferentes variações e quantidades de anabolizantes ingeridos determinam o tipo de “crescimento” que uma pessoa terá. Ele pode variar desde um físico de lutador de sumo até o de um atleta com os músculos completamente tonificados. Atletas experimentam vários métodos até acharem o que melhor se adapta a eles.

Mesmo que o foco da mídia esteja em atletas que fazem o uso ilegal da substância é importante saber que seu uso também pode ser terapêutico. Esteróides são usados para acelerar o processo de cicatrização muscular em contusões.

Mas é sempre bom ficar atento. No mês passado, uma farmácia estadunidense foi fechada e seus donos foram presos. Motivos? Vender esteróides de uso veterinário para uso em humanos.

Passar umas horas a mais levantando peso pode ser uma opção mais segura. [Live Science]

Sair da versão mobile