Ícone do site HypeScience

Como se Recuperar Quando a Socialização Esgotou Completamente a Sua Energia

Enquanto algumas pessoas adoram uma agenda cheia de encontros sociais, como jantares, reuniões de grupo e brunches dominicais, nem todos se sentem energizados com essas situações. Para aqueles que não navegam naturalmente por uma série de eventos sociais, a necessidade constante de iniciar e manter conversas pode ser bastante cansativa. Por exemplo, eu mesmo aprecio um encontro ocasional com amigos ou um happy hour de vez em quando, mas ter que responder repetidamente a perguntas sobre o trabalho ou fingir rir das piadas de alguém logo me deixa irritado e ansiando por paz e sossego.

Sentir-se esgotado após eventos sociais, como festas ou encontros de networking, não significa necessariamente que alguém seja socialmente ansioso ou introvertido. Esse tipo de cansaço é uma reação normal, muitas vezes sinalizando a necessidade de descanso e relaxamento, explica Laurie Helgoe, PhD, professora associada de psicologia na Universidade de Augsburg e autora do livro “Introvert Power: Why Your Inner Life Is Your Hidden Strength.” De acordo com a Dra. Helgoe, as interações sociais exigem o processamento de uma grande quantidade de informações, e é compreensível sentir-se sobrecarregado ou achar difícil relaxar se bombardeado com muitas informações de uma só vez.

Felizmente, a recuperação da fadiga social muitas vezes envolve simplesmente tirar um tempo para descansar e se rejuvenescer. O autocuidado é vital, mas suas formas podem variar. Para otimizar o tempo de inatividade, os especialistas sugerem várias maneiras eficazes de repor sua energia, especialmente quando se sente drenado pelos outros.

Um método eficaz é mergulhar em uma ficção, proporcionando um desvio mental. Seja passar o dia na cama navegando no TikTok, fazendo compras para o inverno, ou assistindo a um filme ou série de TV favoritos, essas atividades oferecem um respiro mental necessário. A Dra. Helgoe recomenda se entregar a gêneros como mistério, fantasia ou romance, ou se perder em um filme ou série de TV. Esse escapismo pode proporcionar um distanciamento bem-vindo das tensões da vida real.

Interagir com a natureza e o movimento físico também podem ser benéficos. A natureza oferece um ambiente calmante, especialmente se você está se sentindo sobrecarregado. A Dra. Helgoe destaca os benefícios da atividade física, especialmente após um período prolongado de inatividade. Seja uma caminhada cênica, uma corrida ao longo do rio ou simplesmente mudar sua rota para casa, essas atividades podem proporcionar uma mudança refrescante e clareza mental.

Reenquadrar seu cansaço também pode ser útil. A psicóloga Ellen Hendriksen, PhD, da Universidade de Boston e autora de “How to Be Yourself: Quiet Your Inner Critic and Rise Above Social Anxiety,” sugere ver o esgotamento como um sinal de tempo bem aproveitado. Em vez de se concentrar nos estressores, lembrar dos aspectos positivos, como apoiar um amigo ou reencontrar um primo favorito, pode mudar o foco para memórias mais agradáveis.

A recuperação social não requer isolamento completo. A Dra. Helgoe recomenda escolher atividades de baixa estimulação para se reconectar com entes queridos, como uma caminhada tranquila ou uma noite tranquila de cinema. Essas atividades permitem experiências compartilhadas sem as pressões de interação social intensa.

Por fim, escolha métodos de relaxamento que sejam adequados para você. A Dra. Hendriksen enfatiza a importância de se envolver em atividades que realmente ressoem com você, em vez daquelas percebidas como formas obrigatórias de descanso.

É perfeitamente normal precisar de intervalos do convívio social, mesmo que você goste da companhia de amigos e familiares. Equilibrar a solidão com atividades sociais é fundamental para apreciar seu tempo juntos e garantir que você esteja no seu melhor para futuros encontros. [Self]

Sair da versão mobile