E foi assim que toda uma conferência de Homeopatia acabou em overdose

Por , em 15.09.2015

Um evento surpreendente aconteceu na Alemanha neste fim de semana: 29 participantes de uma conferência de homeopatia e praticantes desta terapia alternativa foram hospitalizados após uma overdose de uma droga psicodélica. Acredita-se que tenha sido 2C-E.

Os participantes foram levados às pressas para um hospital, enquanto sofriam alucinações. Cinco foram parar na UTI.

Para você que duvidava que a homeopatia é mesmo uma droga

Mesmo os médicos mais experientes ficaram chocados com a gravidade dos sintomas, que variaram de agressão incontrolável até uma completa apatia, junto com dor, convulsões, cãibras e espasmos, como se eles estivessem recebendo choques elétricos direto na pele.

Testemunhas que viram de perto tudo isso acontecer relataram que os participantes ficaram desorientados e muitos caíram no jardim da conferência. Estas pessoas disseram também que uma mulher teve de ser amarrada em uma maca, enquanto gritava “Agora eu entendo, agora eu entendo!” enlouquecidamente.

Mão de obra pesada

Para conter esse monte de alucinados, foi necessário uma equipe de 160 paramédicos e bombeiros. Imagine a cena.

conferencia homeopatia droga psicodelica3

As aparências enganam

Em um primeiro momento, as autoridades deram a entender que os participantes da conferência de homeopatia haviam sido drogados sem saber. Não foi exatamente isso que aconteceu. Uma apuração mais minuciosa dos fatos sugerem um cenário diferente, o de que os participantes estavam dispostos a testar a tal droga psicodélica.

Depois que a overdose passou e os defensores da homeopatia voltaram a si, eles chegaram a negar para os médicos que tinham sequer tomado alguma coisa – provavelmente porque estavam com medo devido à ilegalidade da droga. No entanto, muitos admitiram que a preparação foi feita intencionalmente, supostamente como parte de uma sessão de meditação que deu errado.

Muito errado, diga-se de passagem

A grande ironia desta história é, claro, que é impossível ter overdose de medicamentos homeopáticos pela simples razão de que as remédios homeopáticos não contém nada além de água, açúcar, álcool.

conferencia homeopatia droga psicodelica

Pelo menos desta vez, não vamos culpar a homeopatia

A homeopatia é a ideia de que um remédio pode ser feito diluindo uma substância em água até que a mistura fique com 99,9999999999% de água e 0,0000000001% da substância real (aprenda a fazer seu remédio homeopático aqui). Neste ponto, é provável, devido a um princípio conhecido como o limite de Avogadro, que a água contenha absolutamente nada da substância original.

Simplesmente não há evidências científicas de que a água tenha uma memória – o que é a crença central da homeopatia. Então, teoricamente, é impossível ter uma overdose de qualquer medicamente dito homeopático.

No caso desta overdose coletiva, pode ser que os homeopatas tenham sido prejudicados por sua própria ignorância – talvez, como alguns sugeriram, eles estavam tentando criar um novo remédio sem qualquer compreensão dos riscos envolvidos.

Sempre que alguém escolhe um remédio homeopático em vez de uma medicação real ou profilática, esta pessoa não deve correr o risco de ter uma overdose, mas sim de sofrer por falta de cuidados reais. [bigthink]

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Em outras palavras, o conhecimento de preparo de drogas homeopáticas deles era homeopático, e os resultados foram os esperados…

Deixe seu comentário!