Ícone do site HypeScience

Composto de tubarão poderia curar vírus humanos

Segundo um novo estudo, uma substância química encontrada no tubarão Squalus acanthias poderia ser uma arma segura e potente contra vírus humanos.

Os pesquisadores queriam saber por que a imunidade natural do tubarão quanto a infecções virais era tão poderosa. Eles já sabiam que o peixe fazia um composto chamado esqualamina, que ele usa para combater as bactérias.

Testes de laboratório revelaram que a esqualamina também é um bom candidato antiviral, matando um amplo espectro de vírus humanos e animais.

Trabalhos mostram que a esqualamina rompe as interações de membrana necessárias para a replicação viral.

Os cientistas já administraram esqualamina sintética a pacientes em ensaios clínicos para parar o crescimento dos vasos sanguíneos nos cânceres, sem efeitos colaterais importantes.

Dado o seu perfil de segurança e como é fácil de fazer, ela poderia rapidamente ser testada como um tratamento novo potencial para doenças virais, que vão de dengue e febre amarela a hepatite.

Em culturas de tecidos, a esqualamina inibiu a infecção de células dos vasos sanguíneos pelo vírus da dengue, e as células do fígado humano pelo vírus da hepatite B e D.

Estudos em animais mostraram que a esqualamina controlou infecções de febre amarela, vírus da encefalite equina do leste, e citomegalovírus murino. Em alguns casos, os animais foram curados.[BBC]

Sair da versão mobile