Ícone do site HypeScience

Computadores serão capazes de ler expressões faciais em breve

Talvez, um dia, seu computador te entenda melhor do que seus amigos. Graças a um novo software que pode identificar o humor de uma pessoa através de suas expressões faciais, a tecnologia pode um dia ser capaz de sentir empatia de seus utilizadores.

O software foi desenvolvido por pesquisadores americanos. Ele usa imagens tiradas a partir de várias câmeras para construir uma imagem tridimensional do rosto do usuário. Características desta imagem são introduzidas em um modelo matemático, que seleciona uma dessas seis emoções humanas: raiva, nojo, medo, alegria, tristeza e surpresa.

Até agora, os pesquisadores criaram um banco de dados de 2.500 expressões faciais de 100 indivíduos. Embora este seja um grande passo para a compreensão dos computadores das emoções de um usuário, há ainda um caminho longo a percorrer.

Alguns psicólogos argumentam que estas seis expressões podem não ser muito representativas. Cada vez mais, os pesquisadores buscam o que precisam para ampliar as seis expressões, justamente porque as pessoas na vida diária têm mais do que seis expressões clássicas.

Daí você se pergunta: e pra quê vai servir isso? As potenciais aplicações deste software incluem o uso de expressões faciais de uma pessoa para desencadear uma ação no computador, ou o monitoramento das emoções de uma pessoa para identificar a sua satisfação com um produto.

Outra aplicação pode ser como um detector de mentiras. Mais útil ainda, o software pode também ajudar a criar avatares para ensinar crianças autistas como ler as emoções humanas.

Na pesquisa atual, os participantes fizeram uma das seis expressões e o computador as identificou corretamente. O próximo passo do estudo será usar o modelo para identificar as emoções espontâneas vistas na vida cotidiana. [LiveScience]

Sair da versão mobile