Esta câmera você não pendura no pescoço
Uma câmera enorme está sendo construída por uma equipe internacional de cientistas. Estima que ela terá aproximadamente o tamanho de um carro pequeno. Sua resolução é tão grande quanto sua estrutura: 570 megapixels… É mais de meio bilhão de pixels por foto!
Astrônomos e físicos esperam que a geringonça ajude a resolver um dos maiores mistérios do universo: o que é a energia escura?
Para isso, estão sendo investidos 35 milhões de dólares na supercâmera e, quando estiver pronta, ela será acoplada a um telescópio. Durante cinco anos o telescópio irá fotografar e mapear aproximadamente 300 milhões de galáxias.
A idéia é que, através dessas fotos detalhadas, os cientistas possam mapear a luz dessas galáxias e de supernovas e estudar o crescimento do universo, buscando por evidências da existência de energia escura.
Atualmente sabemos que o universo está se expandindo desde o big bang, mas, em vez de estar fazendo isso em velocidade cada vez menor, por causa da força de gravidade, esse crescimento é acelerado. O palpite dos astrônomos é que a causa disso é a energia escura e, através da supercâmera, eles pretendem provar sua existência. [Wired]