Estudantes da Purdue University, do estado da Indiana, EUA, criaram uma das máquinas mais ineficientes do mundo. Por quê? Para quebrar um recorde e participar de uma competição. Infelizmente, a máquina era tão ineficiente que foi desclassificada, mas ainda pode entrar para o livro Guiness de recordes.
O aparelho apresentado no vídeo foi criado pelos estudantes para ser uma máquina do tipo Rube Goldberg, que executa uma tarefa simples de maneiras extremamente complicadas, geralmente utilizando uma reação em cadeia. Para quem se lembra, era como aquela da abertura do programa “Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura, ou a do clipe “This too shall pass”, da banda OK Go. A dos americanos utilizava 244 passos para regar uma planta. Enquanto funcionava, mostrava um resumo da história da vida natural no nosso planeta e do universo.
Ela está sendo considerada a mais complexa máquina tipo Rube Goldberg e pode entrar para o Guiness. Os criadores levaram a máquina para uma competição da universidade em março. Ela falhou na hora H, mas funcionou depois, por isso ainda pode quebrar o recorde. [NewScientist]