Escrevemos a palavra laptop com aspas, no título, porque não se trata exatamente de um laptop. Mas é quase isso. É um aparelho, criado por uma companhia de engenharia da Índia, que funciona com tela sensível ao toque (touch screen) e tem recursos como navegador de internet, leitor de PDF e suportes para vídeo, entre outras funções.
É claro que, devido ao baixo custo (35 dólares, o que equivale atualmente a cerca de 60 reais), não é tão completo quanto um laptop. Sua principal utilidade, segundo o ministro de Recursos Humanos da Índia, é auxiliar estudantes de baixa renda, em suas tarefas diárias, de forma que eles possam acrescentar o sistema educacional do país à inclusão digital.
Esse novo computador foi desenvolvido por institutos tecnológicos da Índia em parceria com a Linux, e estará disponível para compra pela população a partir de 2011. Os fabricantes dizem que pretendem, futuramente, baixar ainda mais o preço do aparelho, primeiro para 20 dólares (algo como 35 reais) e depois para apenas 10 dólares (cerca de 17 reais na conversão atual).
A Índia está ampliando suas bases de estrutura educacional, que atualmente absorve 3% do PIB do país. O desenvolvimento deste novo computador e de outras medidas para ampliar a qualidade da educação estão primariamente destinadas às pessoas perto ou abaixo da linha da pobreza, que constituem a maioria dos 1,1 bilhão de habitantes. [msnbc]