Ícone do site HypeScience

Vídeo: Conheça o hipopótamo-pigmeu e outras espécies em miniatura

No último dia 26, fez aniversário de um mês um animalzinho muito especial. Diretamente do Zoológico Taronga, na Austrália, apresentamos “Kambiri”, um hipopótamo-pigmeu. Enquanto a maioria dos adultos da espécie atingem entre 1,5 e 3 toneladas de peso, Kambiri atualmente pesa apenas 13 kg.

É claro que os hipopótamos-pigmeus não ficam tão pequenos assim, na idade adulta podem chegar até 270 kg. Nascido com 5,3 kg, um pouco mais pesado do que a maioria dos seres humanos, Kambiri cabia na palma das mãos na época. Mas o hipopótamo-pigmeu não é simplesmente uma espécie em miniatura, há outras diferenças importantes. Uma delas, determinante para que não haja choque entre os habitat, é que ele não é adaptado à vida aquática, seu corpo em vida selvagem é concebido apenas para a vida em terra. Apesar disso, eles acabam aprendendo a nadar no zoológico.

O foco na reprodução acelerada dos hipopótamos-anões é uma medida da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), devido a uma estimativa de 2006 que afirmava haver menos de 3.000 indivíduos da espécie no planeta. Mas o hipopótamo não é o único animal que tem uma “versão” anã, há outros exemplares:

Sair da versão mobile