Conheça o mais jovem gênio dos computadores

Por , em 24.05.2010

Você está prestes a fazer uma viagem para Skopje. Reconhece o nome? Esta cidade é a capital da Macedônia, uma ex-república da antiga Iugoslávia, país sobre o qual pouco se ouve falar por aqui. Essa é a terra natal de Marco Calasan, um garoto de 9 anos de idade que ficou notório na semana passada.

Marco é um Engenheiro de Sistemas de Computação. Com menos de uma década de vida, ele já recebeu quatro certificados da Microsoft (diplomas dados pela empresa a quem comprova habilidades em todas as áreas da computação) e escreveu um livro de 312 páginas a respeito de soluções e desenvolvimento de tecnologias da Microsoft, no Windows 7.

Detalhe: as provas para tirar estes certificados são em inglês. Assim, o garoto da Macedônia (país que tem língua própria, o macedônio) domina inglês e outros três idiomas. E o menino já está ajudando o povo do seu país. Ele coordena o fluxo de vídeos HD na Macedônia, e fornece um serviço para deficientes físicos do país.

Há um mês, sua mãe havia sido diagnosticada com câncer de mama. Ela passou uma semana no hospital e teve o tumor removido. Ao voltar pra casa, recebeu de Marco como presente de boas-vindas um estudo de 200 páginas sobre como se recuperar do tratamento.

E, ao contrário do que acontece com algumas crianças superdotadas, Marco não tem dificuldades de relação social. Ou pelo menos é isso que ele e sua mãe dizem, que Marco tem amigos e brinca como uma criança comum de 9 anos. Se é que é possível ser uma criança comum fazendo o que ele faz. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

43 comentários

  • hingridy:

    eu adoro ciencia coo eu sou uma menina muito aventurera eu ispresso na ciencias pois la eu faço cada loucura que voce nem imagina

    • hingridy:

      a e tambem eu sou uma menina que adora escola e nao é so ciencia nao eu adoro tipo portugues e matematica mais eu so tiro 10 di ciencias

  • jerry wendel:

    Microsoft e seus causos
    ..
    ..
    manda ele fazer LPI 1 2 LPI 2 pelo menos, ai digo que aprendeu e teve merito pelo diploma.
    .

  • calumbondjambondja:

    a minha namorada tem 8 anos de idade tambem é super dotada
    por isso o marcos não é o unico

  • MindHunter:

    kkkkkk por falta de inteligencia tem gente que prefere invejar do que tentar chegar perto olha o outro falando que mulher não gosta de homens inteligentes nada a ver.
    mais ainda assim acho que ele a amigo do bill gates ou algo assim xauuuuuuuuu

  • Luks:

    Ele falsficou esses certificados ganha um emprego da Microsoft

  • Ananias:

    Ahhh Mas vááá tem gente falando de sexo nesse artigo, ainda se comentasem que ele é um alienigina teria mais nexo!!!

  • Ingrid S.:

    “Quem nunca comeu ñ sabe o gosto”

    Vida sem sexo não é triste, mas é uma vida SEM sexo, escolha.

  • Daniel:

    E por que praticamente, todos os assuntos acabam em sexo quando discutido pelos brasileiros? São pessoas assim que atrasam a nossa cultura, acham que sexo é tudo, e que a vida sem isso não é nada… Triste…

  • Daniel Farias:

    Parabéns ao garoto!!!

  • kauê:

    eu gostaria de uma resposta,vc poderia me dar algumas aulas pelo meu hotmail ou orkut.por favor.ass?kauê

  • Kerensky:

    Isso me cheira fantasioso demais…manipulação de fatos??

  • PENSADOR:

    Cara, com o incentivo certo e possibilidades propícias podemos sim fazer o que esse garoto faz, e com pura certeza até mais. O problema está na sociedade e seus métodos de controle, administração, e certas políticas que hoje em dia pouco importam.

    o mais interessante seria se pensássemos em novas maneiras de transformar o nosso meio, trazendo certos direitos e benefícios obrigatórios a qualquer modalidade social, seja ela rica, pobre, ou intermediária, também sem distinção de raça.

    Infelizmente existem, me desculpem pela expressão, muitos idiotas medíocres que acham que todas as possibilidades de se crescer estão acima de uma barreira intransponível a sí mesmos.

    UMA PALAVRA FINAL: O pior necessitado é aquele que se convence que tudo está normal e não busca novas rotas de adquirir conhecimentos e se tornar uma pessoa mais promissora.

  • Rudof William Hammer:

    Ultimamente e neste site e nos artigos publicados, surgiram alguns indívíduos muito chatos, que expõem comentários de “cultura inútil”.
    Julgo que seria perda de tempo e então solicitar a estes individuos que procurem fazer algo útil, ao invez que escrevem impropriedades como comentários, e assim sendo solicito ao próprio site que exerça sua condição de análise e exclusão de comentários que nada contribuem para a cultura ou desenvolvimento educacional e de conhecimentos gerais.
    Afinal, este site e que traz informações muito úteis, não é palco para piadas ou gracejos.

  • Fala serio:

    Nossa, até parece eu [2]

  • toninhododiabo:

    Eu já fiz sexo, ele não…

  • Ana Luisa:

    Francamente Afer Ventus, vc deve ter a cabeça cheia de “ventus” msm, não é vital ser bonito ou naum, agora ter cérebro e ser inteligente é indispensavél …. claro que há exceções, contudo as também intelegentes de minha terra procuram por conteúdo, pessoas com virtudes, que não sejam cheias de preconceitos e muitos menos criem esteriotipos que medem inteligência por beleza, algo que está na maioria das vezes relacionado com esforço! Creio que essas criticas estão relacionadas a um ‘dozinha de cotovelo’, talvez por naum ser tão bonito ou inteligente …. um conselho vão estudar que é bem melhor!!

  • adras:

    Não temos ideia de quantas pessoas no nosso mundo tem a capacidade do Marco Calasan. Os superdotados existem em todos os lugares, porque emergentes dessa complexa mistura do DNA, que os tornam mais expeditos nesse ou naquele “afair”.
    Se pudessemos eleger para as principais governanças deste país lideres que soubessem da importancia da educação e desenvolvessem estrategias capazes de fazer com que nossos patricios encarassem a educação como fator fundamental de seu progresso, do de seus familiares,do de sua comunidade,do de sua sociedade, do de seu país, com certeza muitos marcos calasan emergeriam, trazendo-nos mais esperança para um futuro com menos corrupção, com menos roubalheira, com menos impostos, com mais segurança……………………………….

  • Eduardo:

    “ceis num vive sem muié, nóis num vive é sem dinheiro”

    sabias palavras =D

    Mas se o Marco não tem problemas mesmo com relacionamento, certamente ele vai ser dar muito bem na vida amorosa tbm. Vai pegar umas nerditas não tão bonitas, mas intelegentes como ele ou na “pior” das hipóteses vai pegar uma gostosona que so quer o dinheiro dele…Sendo que se ele seguir essa proporção intelectual, dinheiro nao vai ser problema. O fato é que ele se dará muito bem de uma meneira ou de outra.

  • Felippe:

    affe uma mulher que falou a verdade =o
    eu prefiro uma mulher inteligente e educada do que uma com dinheiro ^^

    espero que o mlk crie algo de útil pra humanidade

  • Ingrid:

    sim, e homens também ;P

  • .:

    Mulher gosta é de dinheiro hehehe

  • Genivaldo:

    É triste ver nossa criança se embriagando no alcool, drogando-se, dormingo no relento, pedindo esmola, assaltando, não há proteção das autoridades para elas, não há uma certeza de vida prospera para as mesmas. E ao lermos tal notícia acima ficamos contentes o meu parabens a te Marco Calasan e família.

  • Jorginho:

    Coloque-o nas provas dos noves !

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    testosterona tá rolando solta aqui haihahei

    inveja dele

  • Ingrid:

    Afer Ventus, ta loco?
    apenas mulheres de cabeça vazia gosta de homens de cabeça vazia,
    não sou uma nerd nipe gates, mas não me atraio por homens “marombados” muito menos com a mente vazia.. tsc

  • lidia:

    É essas pessoinhas que complicam a vida de pobres mortais que não entedem porque deligamos o computador clicando em INICIAR.rsrsrs
    BRIGADÃO.

  • yuji:

    inteligente , tem que nascer pra isso , concordo com Arcy é um dom

  • Fernando M.:

    Se esse muleque não tem problemas de convivio social. Vai comer muita menininha sim!

  • JUMENTO:

    Todos nós somos uma esécie de “esponja” para informações externas qdo criança. O que entra nesta “esponja” é o diferencial.
    Este garoto esta na área da de TI, outros na musica, outros em Geografia e assim vai. O que observei é que sempre tem alguem incentivador e “despejador” de determinado tipo de informação por exemplo: A tempos atraz, mostrou na TV um garoto e 4 ou 5 anos que sabia países, capitais e cidades ao pé da letra em conhecimento… por traz dele havia o Pai que era professor de Geografia. Alguem “despejou” informações especificas para o “cerebro esponja” deste garoto… e isso não é citado, só citou da mãe.
    Não sou conhecedor de psicologia a fundo mas esse garoto tem possivelmente o Pai como espelho.

  • Afer Ventus:

    Coitado, não vai comer ninguém.

    Mulher não gosta de caras nerds (inteligentes). Mulheres gostam de caras “sarados”, brutos, tatuados, marombados, com a cabeça vazia etc.etc.etc.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    O Davi disse certo… qualquer criança pode e deve ser estimulada… na maioria das vezes são os familiares ou até os professores que desistimulam as crianças… quando eu era pequeno, gostava de tudo… lia de tudo… e meus pais e até a bibliotecária ficavam tirando onda… antes dos meus 12 anos já tinha lido 2 enciclopédias e o pior, ninguém acreditava… não sou rico e nem sou gênio… quem sabe se no Brasil tivesse a cultura de estimular o conhecimento seria diferente? Quem sabe?!

  • Davi Dalben:

    @paulo6jr,

    Pela notícia, os cursos que ele fez não são formais. Quem deu o título a ele foi a Microsoft, não uma instituição de ensino regular. Ele poderia ter feito isso no Brasil, também.

    Sabe o que aconteceu? Ninguém disse a ele que isso era coisa de adulto, que ele não poderia fazer, etc… Então ele foi lá e fez!

    Aos 25 anos? Talvez seja a pessoa mais rica da Macedônia. Sendo ou não presidente…

  • paulo6jr:

    “(…). E, ao contrário do que acontece com algumas crianças superdotadas, Marco não tem dificuldades de relação social.”

    Ao meu ver, a área de informática lhe permitiu certa – para não dizer muita – liberdade de ação.
    Se o desenvolvimento de sua genialidade dependesse da relação ensino-aprendizagem formal, certamente ele teria sérios problemas, sobretudo no Brasil.”

  • Eduardo:

    com 25?
    O mais novo presidente da Macedônia… e por ai vai eahusausa

  • arcy:

    com nove anos com certeza ele nao ralo muito,apenas tem um cerebro que funciona muito bem.e os demais , nós, nao temos culpa de nada só nao fomos priveligiado com tanta sabedoria…

  • Anderson:

    To me matando pra concluir uma faculdade… aos 27 anos! rs…
    Como esse muleque pode ser engenheiro, pensar assim e conseguir ser uma pessoa “normal” ???

    Abraços!

  • Ingrid:

    isso é que é “maturidade” rs
    imagine só ele com uns 25!

  • Alexandre Schneider:

    ???

    cala a boca Andrew
    hshauhsuhasahahsuhsahs

  • ThiagoSperandio:

    O menino está de parabéns!

    Mas ainda acho uma brincadeira de mal gosto por parte da Microsoft formar “Engenheiro de Sistemas de Computação” com seus cursos extremamente direcionados a si mesma (à própria tecnologia Microsoft, apenas e tão somente)…

    Isso me lembra um caso de um amigo meu que fez curso no SENAI e se tornou “Doutor em motores automotivos”. Sério mesmo.

    Alguém ainda não sabe o que é – ou melhor, o que é preciso pra ser – um doutor em qualquer ramo?? (E esse cara se não me engano não tem 2º grau, se não me engano nem o 1º completo. Mas isso não vêm ao caso)

    E sobre falar inglês, quando meus primos foram pra Itália estavam falando vários idiomas após pouco tempo (o mais velho aprendeu 5 rapidinho). Logo, sobre idiomas, na Europa isso não me parece tãããão anormal assim.

    No mais, boa sorte pro Marco Calasan! Ele tem futuro, especialmente porque já escreve livros e se preocupa com a comunidade!

  • Raphael Imbuzeiro:

    Deveriam dar uma olhada nos genes dele. É possível que no futuro, se o gene dos prodigios for isolado, possa-se vender “genes prodigios” para pais que não queiram ter trabalho.

  • Fábio Cerqueira:

    “diplomas dados pela empresa a quem comprova habilidades em todas as áreas da computação”

    Isso não é verdade! 😀

  • Andrew:

    Nossa, até parece eu

Deixe seu comentário!