Ícone do site HypeScience

Conheça o Santuário da Verdade, um gigante de madeira tailandês

O Santuário da Verdade, com 105 metros e abrangendo 32 hectares de terra, no alto de uma rochosa colina com vista sobre o oceano, é a visão mais magnífica do norte de Pattaya, e uma das atrações turísticas mais populares da Tailândia.

O santuário é inteiramente esculpido em madeira. É uma espécie de tributo gigantesco a “Visão da Antiga Terra”, ao “Conhecimento Antigo” e a “Filosofia Oriental”. Parece um palácio Thai ou um templo, mas na verdade não é nenhum deles. Muitos o consideram um monumento ao artesanato tailandês.

As esculturas elaboradas e maravilhosas são inspiradas em quatro grandes influências filosóficas e artísticas na Tailândia (chinesa, thai, khmer e hindu). Cabeças de Buda, animais sagrados e todos os tipos de temas religiosos e filosóficos são retratados em milhares de esculturas de madeira que adornam tanto o interior quanto o exterior do santuário.

O santuário possui quatro setores para cada uma das quatro crenças que inspiraram a construção. Os folhetos explicativos falam de “compreensão da vida antiga”, “relação da vida com o universo” e “objetivos comuns da vida através da utopia”. Isso tudo é um pouco demais para o turista médio, mas você não precisa entender tal conteúdo para apreciar a beleza que rodeia o lugar.

O santuário é ideia de Lek Viriyaphant, também conhecido como “Khun Lek”, um bilionário excêntrico que queria mostrar às pessoas o rico patrimônio arquitetônico e cultural da Tailândia. A construção do monumento começou em 1981, depois de anos de pesquisa. Ele batizou-lhe Santuário da Verdade e insistiu que fosse exclusivamente construído de madeira teca.

Essa é a razão por que a construção está sendo tão demorada. Ela deve estar pronta em 2025, mas, infelizmente, Khun Lek faleceu alguns anos atrás e não será capaz de admirar a sua obra-prima. Ele deixou instruções específicas, entretanto, que estão sendo seguidas a risca.

Apesar de ser um trabalho em progresso, o Santuário da Verdade recebe muitos turistas. Portanto, para manter pelo menos alguns a distância, a fim de que os escultores continuem fazendo sua arte, uma taxa de entrada de 26 reais foi criada. Ainda assim, muitos pagariam até mais pela oportunidade de ver a maravilha de madeira. Como você deve suspeitar, parte das esculturas exteriores já se deterioraram depois de décadas de exposição, mas os escultores estão trabalhando duro para reparar qualquer dano.

[OddityCentral]

Sair da versão mobile