O inseto mais bizarro do mundo é brasileiro [Fotos]

Por , em 1.12.2010

O Bocydium globulare é um inseto muito estranho, aparentado com as cigarras e com os gafanhotos, que vive aqui no Brasil. Provavelmente, é um dos bichinhos mais bizarros que você vai encontrar por aí.

Você deve estar se perguntando “o que são todos esses ‘enfeites’ pendurados nele”? A hipótese do biólogo que o descobriu é que é uma defesa contra predadores. Um negócio desse tamanho torna mais difícil para que um pássaro o capture ou o engula.

Assim como outros insetos da mesma família, eles se alimentam de pólen.
O mais estranho é que suas formas variam muito, apesar de eles serem comprovadamente da mesma espécie. Confira mais imagens:

Você já viu algum desses por aí, leitor? Nos responda nos comentários! [Why Evolution is True]

• Ronildo William:

Sabe o que é esquisito, feio e assustador??? O Homem!!….Caça, Mata e destroi em prol de dizer que é capaz. o que é feio para nós? aquilo que não agrada os olhos só por que é diferente? então qual nome nós seres humanos mereçemos?? se destruimos tudo que esta a nossa frente!!!..Nós somos os esquisitos, feios e assustadores em meio a estes serem tão pequenos e frageis,,quantos deles ja não foram levados para laboratorios e paises diferentes para serem abertos e estudados,apenas para dizerem se são ou não da mesma especie?, ou o que comem? e etc..isso é ser bizarro!isso é ser feio!! isso é monstruoso para os olhos deles.

• Paulo Galliza:

…o belo e o feio é muito relativo. A deiciência dos nosos olhos. Aqui afeiura é bela. São formas de vida. A natureza deve conter milhões dessas formas. Gostaria de encontrar pelo menos uma em Marte!

• Francisco Marques:

Interessante, o problema não é o aspecto ou forma do inseto, enfim qualquer animal, garanto que qualquer um deles tomou o maior susto quando olhou para um de nós. Seria como um ser extraterreno, aquela sua aparência lhe é peculiar mas a nossa não e vice e versa.
    Também acredito que tenha por ai algum “cientista maluco” por ai manipulando DNA de animais: sejam insetos, mamíferos…etc.

• Francisco Marques:

onde lê-se vice e versa leiam vice-versa. Desculpem!

Bem pelo menos as bolas dos machos ficam bem avista e as femeas da especies não terão dificuldades em escolher…..

Logo no começo do texto, um erro (grotesco pra mim) me chamou a atenção, eu corri pra ver se a referência original tinha este erro, mas não tem não. Estes insetos, são os conhecidos popularmente por soldadinhos, que são, cientificamente, os insetos da família Membracidae (quem quiser ver mais bichinhos esquisitos, pesquisem por este nome no Google). Membracídeos, são de fato muito aparentado das cigarras, que são insetos da família Cicadidae, por serem ambos membros da superfamília Cicadoidea.
    O problema, é que cigarras não são aparentadas de gafanhotos a não ser na classe insecta, ou seja não faz sentido dizer que são insetos aparentados se são aparentados apenas por serem insetos! As pessoas costumam associá-los por causa do som que produzem, mas isto não tem nada a ver.
    Cicadoidea pertence à ordem Hemiptera, ordem a que pertencem as marias-fedidas e barbeiros, por exemplo. Gafanhotos são todos os indivíduos da subordem Caelifera, que pertence à ordem Ortoptera. Relacionados com os gafanhotos nesta ordem, somente grilos, esperanças e paquinhas, que pertencem a subordem Ensifera, só estes e nada mais.

• Thiago Silva Teles:

Olá Cesar Crash, acredito que você tenha se equivocado ao dizer que os Membracidae não são “aparentados” com as cigarras. Ambos são Hemiptera, Subordem Archenorrhyncha. Lembrando que algumas vezes pode ser considerada Homoptera como uma ordem, porém novos estudos filogenéticos mostram que esta ordem (Homoptera) se relaciona, filogeneticamente, com os hemiptera e, portanto, deve ser incluída nesta. Dessa forma, as cigarras são sim aparentadas aos membracídeos.

Thiaguinho…
      Eu disse que gafanhotos não são aparentados de cigarros a não ser na classe insecta.
      E disse que: “Membracídeos, são de fato muito aparentado das cigarras, que são insetos da família Cicadidae, por serem ambos membros da superfamília Cicadoidea.”
      Copiou!?

Hehe! Aparentados das cigarras…

• Smess:

Pra mim tá mais pra espécie de Zerg do Starcraft.

o ultimo certamento é um torresmo disfarçado !

• Davis:

Curiosamente eu ja vi 2 muitissimos parecidos com da ultima foto, estou em um lugar bem isolado em PE-petrolandia, aqui não é muito civilizado e existem infestações de insetos, é possivel descobrir alguns bem estranhos ou pelo menos desconhencidos por mim. O inseto que vi alem de se parecer com o penultimo, não tinha mais do que 12mm e era negro com alguns pontos vermelhos na parte frontal, suas patas se assemelhavam aos das mariposas, e age inofensivamente como a maioria dos insetos voadores. Ele de fato existe!

• Jhonathan Nogueira:

Acho que o primeiro não é nem parente dos outros dois

• Elizeu:

Acho que não deve ser tratado como “bizarro” mas sim com Exótico!

• Rafa:

Eh tambem acho, se fosse um besouro nordico ou europeu seria o “besouro mais exotico do mundo”. Mas como adoram relacionar tudo que ha de ruim com o Brasil neh

• J. Le Gutz:

Exótico é o que vem de fora. As coisas daqui não são exóticas.

• gisele:

que bixo bizarro
    nossa

• gisele:

a naturerevela coisas bizarras

• emerson:

não sei se são feios ou bonitos, mas que são praticamente de outro mundo ,ha são sim

ACHO QUE É DESSES BICHINHOS..que tiram “seres” em filme de ficçãoksksksks.
    incrívelmente lindos…

• Agatha:

Maravilhoso, até parece um desfile de alegorias, rss.
    Um “chapéu” diferente do outro.
    A mãe Natureza é perfeita!

• EDUARDO SOROCABA:

eu nunca vi nenhum desses q estranho alguem ai ja viu

• José Ricardo:

Já vi, são bonitos desse jeito,queria criá-lo de estimação.

• Mônica:

Lembro-me de te-lo visto no filme MIB-Homens de Preto.

• teco:

Achei esse bicho muito diferente mais pesquisei mais sobre ele no wikipedia e descobri que ja vi um, pois tem um deles que é verde e, esse foi justamente o que eu ja vi.

• ricardo:

mindhuntuter se ao invez de criticar glaydon parasses para pensar, irias entender que o conceito de mãe natureza nao é retogrado, anticuado, do seculo passado, Whatever, o que quiseres. Mãe Natureza é um conceito tao antigo quanto o mundo e o aparecimento das crenças, na teoria da evoluçao de Darwin descendemos do macaco, mas qualquer que seja a teoria, estudo, tese ou facto comprovado uma coisa é certa nao surgimos de um estalar de dedos, um clarao de luz e pronto aqui estao os iluminados…td em nos, seres Humanos, se baseia num processo de adaptaçao, aprendizagem e evoluçao. Os Atomos costituem a natureza, td o que existe vamos buscar a natureza e desenvolvemos e utilizamos em nosso proveito, nos somos compostos por átomos na nossa unidade mais basica. Entao porque nao dizer que a Natureza (tudo aquilo que de origem nao teve intrevençao humana que nos possiblitou evoluir e criar um mundo Novo, como hoje o chonhecemos, nao importa se melhor ou pior, apenas dando nos os utensilios basicos para chegarmos ao que hoje é o Mundo composto por comunidades vivendo em sociedades conectadas entre cidades, paises, continentes, um conjunto de raças, credos, vivencias e mentes Unificadas no que me ocorre nomear, de uma forma leviana e abusiva, como o cerebro do Universo, ignorando o que ha por descobrir na densa e vasta extençao deste…Em suma um MUNDO UNO), porque nao dizer que A NATUREZA é a Mae de todos Nos!? porque sera absurdo!? Numa analogia posso disser que O Planeta Terra foi Mãe e o Universo Pai, que a fecundou para que esta desse origem à Mãe Natureza que fecundada pelo sol,terra, agua, mais tarde ar,nossos pais, daria origem a toda a vida na Terra, e por conseguinte, o Humano! Paz irmaos de armas, vivemos td a msm Guerra! Até JÁ Mundo! =]

• jair oliveira:

que previlegio e ter um bicho desses brasileiro !

• Gélberg:

A beleza só é encontrada se observarmos bem as formas existentes que a natureza criou,olhe novamente como são belos.

• eric luis:

ele parece comigo

• silvio:

São muitos parecidos com cigarras… deve ser, eu mesmo ja vi uma cigarra sinistra na minha arvore…

• Claudemir:

Nunca vi esse bicho por aqui!Tô com medo!!

• Anonimo:

é bom ver como a natureza é mágica, faz animais/incectos como esse.

• Rodsitta:

Meu, esse bicho veio direto de Star Wars!!!!

• Maru:

é isso aí, o MindHunter naum acredita em mão natureza, acredita em MÃE CONCRETO, MÃE CIMENTO, MÃE ARRANHA-CÉU…
    E não existe animal bonito ou feio, existe animal que sobrevive. E se vocês cão começar outra droga de discussão BÍBLIA VS CIÊNCIA, poupem nosso tempo, porque eles se completam. Para quem duvida, vou citar um acontecimento: a criação do mundo. De acordo com a Bíblia, Deus criou tudo e todos, em sete dias, não é? E de acordo com a ciência,tudo foi criado com milhares de anos, envolvendo forças físicas e químicas, não é? De acordo com a lógica, o tempo como nós conhecemos (CRONOS)segue uma linha ordenada, já o tempo divino(KAIRÓS), pode ser manipulado como Deus tiver vontade, portanto, o que aqui pareceram milhares de anos, “lá”, podem ter sido dias. E o dia em que Deus criou os animais pode ter demorado milhares de anos terrestres, que seriam a evolução das espécies. Ninguém aqui acredita em criação espontânea, então. Deus manipulou todo o universo, de modo a criar a vida de um modo que o ser humano, um dia, pudesse entender totalmente. Para mim, tudo se encaixa. Só que todo mundo tha tão ocupado em ter razão que num entende que são duas metades que se encaixam.
    Se você entendeu o meu raciocínio, pense em todos os acontecimentos da Bíblia e o modo como a ciência os explica e veja como está tudo se encaixando. Aproveite e “thumbs up” pra mim.

ainda não vi por aqui não

• felipe:

nossa que legal e muito engraçadas kkkkkkkkkkkkk

• MindHunter:

a e DEUS me livre ver uma coisa dessa eu tenho mais medo de insetos doque do fim do mundo pra vc ter ideia acho de contrai esse medo em um filme que eu vi onde a formiga entra no ouvido de alguem.

• MindHunter:

Glaydson vc acredita em mãe natureza eu não posso falar muito pois eu não sei a sua idade mais mãe natureza para o seculo 21 e meio ultrapassado. bom mais quem sou eu para mudar os costumes dos outros. sobre o inseto e muito interesante ver como a terra tem criaturas diferentes e como um ser que se depara com tanta variedade ainda tem precomseito racial e isso ae e feliz ano novo.

• DARLENE:

ESTE BICHINHO E LINDO.

• Roberto BRASIL:

NA NATUREZA DESSE ANIMAIS PARA ELES SÃO NORMAIS TEREM AQUELA APARENCIA , IMAGINEM COMO ELES PENSAM DOS ANIMAIS RACIONAIS COM UMA BOLA EM CIMA, DOIS MEMBROS NAS LATERAIS ANDANDO EM DUAS PATAS , SERA QUE NÃO É ESTRANHO NO MODO DE ELES NOS VER

• Glaydson:

A Mãe Natureza não cria bichos “lindos” ou “feios”. Ela apenas cria animais de formas e costumes diferentes. Esse animal é apenas o ser mais diferente dos outros, e não o mais “feio” de todos.

• lua:

a natureza tem mistérios que homen algum pode descubrir. Ja imaginou se os homens descubrise todos esses misterios o mundo seria caotico!!!

• Oscar Alho:

isso ai é bichinho de mata com pedra ?

Hi erro !!! São parentes da cigarrinha (Ordem Homoptera)(aparelho bucal sugador) nada a ver com o gafanhoto (Ordem Orthoptera)(aparelho bucal mastigador) que é de outra “ordem”.

Se alimentam da seiva de vegetais que sugam introduzindo uma cânula que possuem na boca, inclusive dá para ver na segunda imagem, dobrada embaixo do corpo na posiçao central.

• Hell:

Feio mesmo é o ser humano, egoísta, presunçoso e que destrói o meio ambiente e extingue animais como esse.

• graciela cardenas:

winas seu comentario é muito louco .

• graciela cardenas:

a mãe natureza é de grande inspiração para nossas vida enão saberiamos jamais nada dela se não fosse os biologos. bjos ao biologo. gra

• graziela:

biologo malukooooo que tal procurar tambem orgãos sexuais bizarros?

• Darci José:

EU concordo com Welington Luis de Sousa, gaiola bonita não dá comida a canário não. Assim como existe bicho feio, tambem existem pessoas, mas o que importa é o que tem dentro de cada um de nós. Jamais podemos despreszar uma coisa só porque achamos ou jugamos que essa coisa é fraco de beleza.

• Winas:

Que inseto feio da porra!!! tem tanta coisa bonita no universo pra descobrir mas o que o povo mais acha são bichos feios!!!

• Eduardo Sousa:

Valeu biologo mala!!!
    Entomologia na área!!!!!!!!

• Welington Luis de Sousa:

A natureza nos revela que, nem sempre, a “feiura” pode ser desprezada. Com todo esquisitisse, são lindos.

• Peu:

Alguem entendeu o que Anderson Soares de Oliveira disse sem ler mais de 3x … wtf !

• Steevie:

gostaria de saber mais sobre esse sistema de defesa

Nunca vi tal bicho.

• Harley Eugenio:

Esses devem ser fichinha para os insetos de Chernobyl, as tartarugas ninjas multantes viraram o que viraram com poucas gotinhas, imagina os insetos ao redor de Chernobyl 😛

Ja vi muitos insetos no departamento de biologia da UFPE, mas esse sao lindos.

• U.S.A:

Vamos vender para os gringos…

• Gilberto V. de Almeida:

Rodrigo, gostei do “conserteza”…

• ANDERSON SOARES DE OLIVEIRA:

oi que bicho estranho será que são mesmo da mesma espécie não serão algum tipo de anomalia da cigarra pois nunca vi este bichinho.

• ANDERSON SOARES DE OLIVEIRA:

oi que bicho estranho será que saõ mesmo d amesma espécie não serão algum tipo de anomalia da cigarra pois nunca vi este bichinho.

Só tenho uma coisa a dizer sobre isso:POKEBOLA VAI!

Essas duas últimas fotos são referentes ao inseto Cladonota benitezi e não ao Bocydium globulare.

• henrique:

Ronaldo tambem eh brasileiro!! rs

• Jose51:

Numa refeição vai bem…brincaderinhas, temos que dar valor ao que temos.

• GEOVANI:

O país de nosso é maravilho mesmo, pena que esta enfestado de brasileiros que não dão valor a nada e vendem toda maravilha que temos a preço de banana para os gringos.

• Tati:

Muito estranho esse bichinho, nem dá pra acreditar que isso existe no Brasil. Acho que poucas pessoas ja viram esses bichos!

• DimasDark:

Eu tenho Insectofobia e, essa coisa ai é um monstro! kakekakeekaaekakaoksaako

eu saia correndo se uma merda dessas pousasse em mim

• JORGE:

Se eu ver um desses será debaixo do meu sapato! esmagado, antes de mais nada.

• Fernanda:

aimmm achei lindoooo

Caraca!!! De boa, nunca vi um deses e conserteza se pousasse em mim a primeira reação seria um pulo!!! Aff feio pra cacete!! Mais muito curiosos!

• Carlos – Rj.:

Quem tem…..tem medo!!!!

• Mateine:

O primeiro é um morango transgênico.

dentro do próprio “estranho” são maravilhas da natureza.

eu mesmo nunca vir tou vendo agora
    como é rica a nossa biodiversidade

• Youth:

Volto a dizer… vamos descobrir como lavar roupa

• Mimi:

Uou, e eu achava que era o Serra!

• Valéria Lima:

Iseto Maravilhoso!Sua aparência não é bisarra e sim extremamente diferente e interessante.Nosso país é um lugar de muita riqueza de espécies.è preciso um pouco mais de valorização nas pesquisas e descobertas feitas pelos brasileiros,que pos sinal, são pessoas muito dedicadas e mercem reconhecimento.

Nada que uma chinelada não mate.

• sabrina:

nãõ gostei desse comentario de jeito nenhum éhorrivel quem concorda comigo.

• Artur Neto:

Poxa! Que interessante mesmo!!!

• Ricardo:

Demais, fascinante,

• Fred:

Apesar da tecnologia ter avançado bastante,ainda nem descobrimos tudo o que há no nosso planeta, e já estamos nos atrevendo a explorar o espaço.

• Liel Pires Ribeiro:

Nossa mano, o inseto mais lindo que já vi!

Ainda nao vi igual,mas é muito interessante,sem duvida,um belo exemplar brasileiro…..

• Felipe LIma:

Nossa no Ceará tem bastante!!! Eu quando criança costumava chamá-lo de “Soldadinho” (não sei o por quê). Totalmente inofensivos, brincava bastante com eles.

Olha foto dele ai: http://i54.tinypic.com/8vtafb.jpg

abraços,
    Felipe

• Letícia:

Lindo, lindo!!!

• jeamaral:

Realmente não são esquisitos, são diferentes. Nunca vi nenhum deles ao vivo, e olha que andei e ando muito pelas matas do Brasil. A natureza é algo muito sério, pois hipoteticamente numa determinada glândula de um bicho desses, pode estar a chave para a cura de doenças perigosas ao ser humano. Não devemos nos esquecer, que assim como as plantas, os animais existem e subsistem apenas em alguns ambientes. A destruição desses ambientes leva à aniquilação das espécies mais frágeis. As hidrelétricas, principalmente na Amazônia, são um vetor de grande destruição, por alagarem expressivas áreas de florestas ainda não pesquisadas.

• Peaga:

O Mais facinante é a diversidade… são tão diferentes entre si, e da msm familia,
    Nós so por termos as cores da pele ou outra diferença qualquer ja julgamos, excluimos…
    Talvez se fossemos todos parentes das cigarras e dos percevejos seriamos mais felizes..

• Cadeti:

Impressionante como a natureza nos surpreende. Cada inseto esquisito ou seja diferente…

• André Noronha:

Os mais incríveis insetos do planeta!!!! muito bom.

• Marcus Vinicius:

Que maravilha esses insetos, o Brasil tem uma diversificação absurda nas áreas que nem imaginamos, faltam pesquisadores, mas isso esta sendo resolvido com uma maior quantidade da Universidades sendo construídas no Brasil. Só espero que esses insetos ñ sejam patenteados por outros países, como acontece com tudo o que tem no Brasil.Nossas florestas tem mais Norte Americanos, Japoneses, Franceses do que nossos Brasileiros para fazer essas pesquisas e eles abusam.

• Adilson Silva Tabarini:

Eles não são bizarros,e sim diferentes, a heterogenia é a essência das espécies. No mais, só de ser brasileiro merece aplausos.

• Gabriel Bortolot Ferreira:

Num vi não, mas tenho certeza que tem lá no inferno.

• Biòlogo mala..:

Esse inseto é muito dificil de ver mesmo. Mas eu tenho algumas correçoes. Na verdade ele é parente das cigarras e dos percevejos, nao dos gafanhotos. E apesar dos insetos das fotos serem da mesma familia (Membracidae), nao pertecem a mesma espécie.

• Rogério Vicente Domingos da Silva:

inseto fascinante! adoraria encontrar um na minha horta, (obviamente se ele naum estivesse destruindo ela..rs)

Imagina pra reproduzir….devem ler “kama sutra” concerteza!

Bicho-corno, bicho-helicóptero, bicho-elvis….conheço todos!

• sopanamosca:

Esse é o reflexo literal do conceito do macho que leva as bolas na cabeça.

• Cecilia:

não graças a Deus

• ni:

Nossa, amei!