Ícone do site HypeScience

Copa do Mundo: porque os jogadores erram mais gols dependendo da altitude?

Não é apenas a Jabulani que está preocupando os jogadores nessa Copa. Um cientista da Nasa alertou que, nas partidas realizadas em Joanesburgo, eles podem errar na força dos chutes.

Com uma altitude maior, a pressão do ar é menor, então as bolas tendem a viajar mais rápido e de forma mais reta do que em altitude mais baixa. E Joanesburgo está a 1600 metros acima do nível do mar. Segundo Rabi Mehta, o engenheiro da Nasa, por causa da densidade do ar a bola se comporta de forma diferente e é por causa disso que vemos os jogadores que se apresentam no estádio de Joanesburgo errar tantos chutes.

Isso quer dizer que jogadores que estão acostumados ou então que, pelo menos, já sabem desse efeito, podem ter vantagem sobre os demais.

Além disso, uma altitude maior pode ser difícil para o jogador que não está acostumado pela dificuldade de respirar. Há menos oxigênio no ar e isso faz com que as pessoas que estão em Joanesburgo precisem respirar com mais força para conseguir mais oxigênio. As pessoas podem se ajustar a altitude, já que o corpo passa a produzir mais glóbulos vermelhos para suprir essa dificuldade. Mas isso leva tempo – então quem vive em regiões mais altas ou que chegar mais cedo na Copa também leva vantagem nesse aspecto. [LiveScience]

Sair da versão mobile