Corrupção corporativa é uma epidemia global

Por , em 15.05.2012

Desde 2010, tomamos conhecimento de vários crimes financeiros cometidos pelos principais atores de Wall Street e de outros centros econômicos pelo mundo. Diversas dessas fraudes financeiras desembocaram na crise econômica pela qual o mundo todo passa.

Os níveis de fraude são inacreditáveis, como afirmam diversos especialistas ouvidos pela CBS e pelo The New York Times. Agora, pesquisa do grupo Gallup reforça a teoria de que a corrupção corporativa é uma epidemia mundial, já que 2 em cada 3 adultos ao redor do globo acreditam que atividades fraudulentas estão difundidas nas corporações de seus países.

A pesquisa revela que 60% dos residentes dos Estados Unidos e do Canadá consideram a corrupção algo comum, enquanto que, em países em desenvolvimento, os percentuais são mais altos, como na África subsaariana, onde 76% sentem que a corrupção está presente nas corporações de suas nações.

Na Ásia, a percepção é contrária. Apenas 13% dos entrevistados em Cingapura e 10% na Indonésia acreditam que a corrupção seja algo presente e corriqueiro nas empresas.

Nos países da antiga União Soviética, esse porcentagem varia bastante, de 28% na Geórgia a 87% em Moldova.

No Brasil, o índice é de 73%. Casos como o do banqueiro ítalo-brasileiro Salvatore Cacciola estão aí para chancelar esse número.

O estudo ouviu mil pessoas em cada um dos 140 países incluídos na pesquisa e acaba por concordar com a opinião do Banco Mundial de que a corrupção é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento social e econômico.

Mas como estancá-la? Segundo os responsáveis pela pesquisa da Gallup, políticas e leis mais severas, e maior transparência são necessárias para combater a corrupção.[LiveScience, CBSNews, NewYorkTimes, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Beatriz Brilhante:

    Tem que ter um jeito de acabar com a corrupção, talvez uma maquina que possa medir a honestidade das pessoas, sei lá,aqui no Brasil a corrupção é grande ,acho que todo politico que rouba nossa Patria, deveria ser confiscado seus bens, e ser expulso do País,sem direito de nunca mais voltar, nosso País poderia ser o melhor do mundo se não fosse a desonestidades e incompetencia de muitos politicos.É preciso acabar com a corrupção pois um dia o leite da vaca vai acabar e o povo vai sofrer com o egoismo desses politicos sem carater..

    • Gargwlas Gargw Gargwlas:

      ta deportar os caras pra onde??

      vai jogar o problema para os outros?

      acho que é o seguinte, temos leis suficientes hoje, o que nao tem sao pessoas com coragem de aplicar porque tambem estão envolvidas “na maquina” de ganhar dinheiro.

      se todos fossem punidos severamente (até um pouco injustamente) na totalidade dos casos, eu nao dou 10 anos para um reversão de quadro.

      agora, enquanto todo mundo achar que tem uma chance de sair ileso ae isso nao acaba nunca, porque o risco sempre vai compensar

  • aguiarubra:

    Taí a farsa oculta, revelada, do Neoliberalismo e da Globalização.

Deixe seu comentário!