Ícone do site HypeScience

Costa dos Corais – O caribe brasileiro

ESPECIAL DE FÉRIAS — COSTA DOS CORAIS,  O CARIBE BRASILEIRO

Abrangendo cerca de 400 mil hectares a Costa dos Corais constitui uma das maiores barreiras de corais do mundo.

Marca o litoral norte de Alagoas, compondo um complexo e exuberante ecossistema marinho com cerca de 135 km de extensão situado  entre os municípios de Paripueira e Tamandaré.

Além de ser um dos mais extensos trechos de arrecifes de corais brasileiros, também estão entre os mais preservados, compondo a maior área de proteção ambiental do país. Todo o projeto de preservação é administrado pelo Instituto Chico Mendes.

Dona de águas azuis turquesa, calmas, mornas e transparentes a Costa dos Corais recebeu, não sem justiça, o título de Caribe Brasileiro.

Destaca-se além do município de Japaratinga, caracterizado por belíssimas praias de areias alvas finíssimas, também o município de Maragogi, a verdadeira joia da coroa, ou melhor, dos corais.

As largas formações de corais e as grandes enseadas protegidas formam, em harmonia com refluxo das marés, belíssimas piscinas naturais denominadas “galés”— polo turístico natural para a prática da natação e do mergulho recreativo.

Quando a maré mínima atinge seu ponto mais baixo a paisagem antes submersa se revela e o fantástico das grandes extensões de recifes de corais fica ao alcance dos olhos.

É simplesmente magnífico.

E em cada maré as piscinas se modificam. Novos elementos são carreados para seus entornos, nova e palpitante vida submarina aflora aos nossos olhos e mesmo sem o uso de máscaras de mergulho é possível visualizar uma variedade de peixes tropicais multicolores e uma diversidade exuberante de formações de corais.

Com a profundidade média de um metro, na mare vazante, é possível caminhar de uma piscina para outra por meio dos bancos de areia. Isso a 6 km da costa, mar adentro!

É inacreditável.

Toda Maragogi é um cenário de sonho: praias, coqueiros, rios, manguezais, barreira de corais e um clima tropical típico com brisas frescas.

Boa parte do litoral é quase intocada, com águas mansas e cristalinas; De suas praias mais convidativas Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Xaréu, Antunes, Barra Grande, Burgalhau, Maragogi, Camacho e São Bento se retiram o sustento por meio do turismo e da pesca.

Primando por uma culinária extasiante onde os frutos do mar se harmonizam com os frutos da terra — produtos hortifrutigranjeiros produzidos nas fazendas de seu entorno.

Fazendas essas dotadas de exótica beleza e que complementam seu sustento, por meio do ecoturismo, promovido por passeios a pé ou a cavalo pelas reservas de mata atlântica.

Distante 125 km de Maceió (AL) e 135 km de Recife (PE) o município dispõe de uma ótima infraestrutura hoteleira e fácil acesso pelas principais rodovias estaduais e federais.

Sem dúvida é uma ótima opção de férias de verão para a toda a família e para quem pratica scuba diving ou snorkeling, então, nem se fala.

-o-

[Imagens: AeroturismoLeonardo Shinagawa, Guilherme JófiliEdgar Petriccione, Marcio Cabral de Moura e Mustafá Ali Kanso]

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Sair da versão mobile