Ícone do site HypeScience

Holandesa cria “pele à prova de balas”

Pegue uma teia de aranha, adicione algumas células da pele humana, e, não, você não está criando um uniforme do Homem Aranha e, sim, “um pedaço de pele à prova de balas”, que pode realmente repeli-las, contanto que não estejam viajando muito rápido.

A “pele à prova de balas” mostrou sua superioridade sobre a pele humana normal ao parar uma bala disparada a uma velocidade reduzida. Porém, não é a melhor de a sobreviver a um tiro na velocidade normal de uma espingarda calibre .22.

Tais resultados não desanimaram Jalila Essaidi, a artista holandesa que criou a veste. Seu objetivo era um projeto de arte que demonstrasse o conceito relativo de segurança.

“Mesmo que a pele ‘à prova de balas’ tenha sido perfurada pela bala mais rápida, a experiência ainda é, na minha opinião, um sucesso. O projeto é baseado em arte e conduz a um debate sobre a questão: que formas de segurança são socialmente importantes?”, argumenta Essaidi.

A seda especial de aranha veio de cabras e larvas geneticamente modificadas. Pesquisadores americanos passaram anos colhendo a proteína da seda de aranha a partir do leite da cabra para tentar fazer novos tipos de fibras superfortes. Essaidi combinou a seda de aranha com células da pele humana.

Tal pele ainda tem um longo caminho até chegar a uma verdadeira proteção prática para os seres humanos, mas dá um vislumbre do que futuros soldados ou aspirantes a super-heróis poderiam esperar.

Afinal, os militares americanos e outras forças armadas têm procurado continuamente novas maneiras de proteger seus guerreiros no campo de batalha, como têm mostrado interesse em descobrir quais genes fazem um bom combatente.

Por enquanto, você pode conferir a “pele à prova de balas” em Leiden, Holanda, em exibição no Museu de História Natural, ou Naturalis, até 8 de janeiro de 2012.[LiveScience]

Sair da versão mobile