Cegueira e surdez curadas com células-tronco

Por , em 20.11.2008

A cura da cegueira tornou-se realidade, ao menos para girinos. E a cura da surdez em porquinhos da índia também foi alcançada. Esses avanços não seriam possíveis sem as células tronco, anunciaram pesquisadores, em descobertas que poderão ajudar também os humanos.

Uma equipe de cientistas reparou audição em porquinhos da índia usando células-tronco humanas retiradas da medula óssea e outro grupo conseguiu fazer nascer olhos funcionais em girinos usando células de sapos.

Apesar destas descobertas não terem aplicações diretas em humanos elas mostram o potencial da medicina regenerativa nos processos biológicos mais básicos no desenvolvimento da audição e da visão.

Segundo os pesquisadores estas descobertas mostram o extraordinário potencial das células-tronco no tratamento de uma série de doenças, desde as fatais até as debilitantes, que afetam milhões de pessoas pelo mundo.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Chonnam, na Coréia do Sul, usaram células-tronco mesênquimas, da medula óssea de humana, para restaurar a audição — que havia sido destruída quimicamente — em porquinhos da índia.

Em laboratório, eles criaram tecido nervoso à partir das células-tronco. Em seguida as transplantaram para os ouvidos internos dos animais. Três meses depois os animais já tinham alguma audição.

O objetivo era regenerar minúsculos pelos dentro dos ouvidos que são essenciais para a audição dos mamíferos. No entanto os cientistas não podem afirmar com certeza se a produção dos novos pelos, que não se regeneram sozinhos, ocorreu por causa das células-tronco.

A equipe quer realizar experimentos em humanos, pois a maioria dos problemas de audição são causados pela destruição destes pelos por causa de sons altos, ataque auto-imune, medicamentos tóxicos, ou idade avançada.

Outro estudo da Universidade de Medicina SUNY, nos EUA, conseguiu fazer crescerem olhos funcionais em embriões de sapos usando células-tronco.

A equipe conseguiu manipular sete fatores genéticos para diferenciar as células-tronco em olhos nos girinos, para que os animais pudessem enxergar.

Ainda não existe aplicação imediata para humanos, mas criar diferentes tipos de células é o objetivo da medicina regenerativa, segundo os pesquisadores. [Reuters]

• Wilsimar Souza – Ganhando Renda Extra:

Nossa, curar a cegueira e surdez com células-tronco é fantástico.

Espero que este tipo de tratamento possa ser colocada para outros tipos de deficiência.

Abraço

• Dinho Fonseca:

Cocordo plenamente!! É um grande avanço! Acredito que futuramente, todos os males incuráveis atualmente, poderão ser tratados a partir de células tronco do próprio indivíduo. As aplicações seriam infinitas. Desde a cura da cegueira, até mesmo a cura o Mal de Alzeimer, ou Mal de Parkinson, Esclerose Múltipla, etc. Realmente eu fico bastante animado quando leio este tipo de artigo, sempre trazendo novidades a respeito das pesquisas de células-tronco. Espero ainda mais avanços nesta área, que poderá ser a medicina definitiva no futuro.

• LEILA SANTOS:

Que Deus continue dando sabedoria a esses estudiosos afim de que se concretize esse maravilhoso tratamento.
    Tenho importante perda auditiva bilateral em ambos ouvido.
    Nada é mais deprimente do que ser surda, somos discriminados,nossos relatos não são confiaveis para as pessoas,criticas por falarem alhos e entendermos bugalhos, enfim…, é dificil o convivio social.Fiquei felicíssima em ler esse avanço e apesar dos 62 anos, ainda tenho esperança.
    Gostaria de informações maiores por email.

• Ganhar Dinheiro:

Muito legal aqui tem muitas informações importantes sempre que houver coisas novas quero ser avisado um abraço e muito sucesso.

• gizele:

‘ nossa que emocionante tomara que vocês consigam pois eu tenho apenas 14 anos e idade e não escuto nada perdi minha audição aos poucos e hoje sofro muito com isso pois lembro quando eu era pequena podia fala ao telefone que hoje não escuto mais nada que deus ajude vocês todos…
    e quando será testados nos humanos ??
    hoje tô muito feliz com essa noticia ‘
    sucessos a todos vocês

beiijos fiquem com DEUS

• Eleonice Quinhones Coelho:

meu filho fáz sesão de hemodialise pela segunda vez há 14 anos ele fez transplante de rim.peço a DEUS que os abençõe a todos vocês sientistas ea medicina para que as sélulas tronco venha fazer algo pelos transplantados.DEUS ilumine cada vez mais.

• Ganhar Dinheiro:

Adorei o artigo, que ótima notícia.
    Que Deus ilumine a sabedoria do homem para ajudar o próximo cada vez mais.

• suelen:

e em casos de surdez por ñ ter o aparelho auditivo ou o rompimento da coclea as celulas tronco tbm se aplicariam?

• Amanda gomes:

Que deus possa ajudar todas as pessoas que precisam neste mundo !!!

• Amanda gomes:

Nossa, isso nos da muita esperança, tenho duas criancas com deficiencia auditiva profunda, e isso me deixa emocionada com o processo, peço a Deus que voces consigam realizar esses testes logo!!! nada que as mágicas celulas tronco não possam resolver,uma vez eu ví uma reportagem sobre alguns ógãos que podem ser completamente reconstituídos com a ajuda das células troncos,eles utilizavam um pedaço do tecido e as células tronco faziam o resto
    viva aos avanços ientíficos!!! maravilha, inacreditavel nossos avanços, …pena que os fanaticos religioso ainda acreditam e persistem na mesma ignorancia ha mais de 1000 anos…

• Silvana:

Nossa, isso nos da muita esperança, tenho duas criancas com deficiencia auditiva profunda, e isso me deixa emocionada com o processo, peço a Deus que voces consigam realizar esses testes logo.

• Vinicius:

Oi, Meu nome é vinicius, tenho 12 anos.. Eu tenho problema de Niupia,A Cada semana eu sinto dores de cabeça no olho e as vezes não consigo ver direito..Eu axo que tou ficando cego… se eu ficar cego nem sei oque vai ser de mim..

• Celi:

Nossa!!! Fiquei animada com esta descoberta sobre celulas tronco para quem deficiência auditiva. Sofro muito com isso, pois tenho deficiência profunda em ambos os ouvidos, gostaria de obter maiores informações de quando vão começar os textes em humanos….Por favor não esqueça de mim, mande e-mail.
    Obrigada.

• Ed:

Olá,, nasci com surdez nos dois ouvidos, 70% no esquerdo e 60 % no direito,,, fiquei animado de saber sobre as celula tronco
    Gostaria de saber se serve para todos os casos?
    Por favor aguardo respostas

Obrigado

• geiza lima rosa:

minha filha tem perda auditiva profunda,ela tem 1 ano e 3 meses.essas noticias me deixa muito feliz! gostaria de saber se no caso dela que ja nasceu com perda auditiva profunda tem cura com celulas troncos?e quando vai ser testando em humanos?porfavor qualquer noticia para mim e valido.nao deixe de me responder.grata desde ja!

• Nilce Zangrandi:

Fico esperançosa com a notícia. Minha mãe ficou cega há um ano e a unica esperança são as células tronco. Ela se oferece inclusive para pesquisas.
    Parabéns pela divulgação

• Marcelo Julian:

Fico muito satisfeito em saber dessa notícia, tenho 20 anos e sofro de uma queda auditiva desde a minha infancia e até hoje eu não sei a causa disso, já fui em varios otorrinos e os mesmos não me deram um diagnostico especifico, apesar disso eles falaram que tenho uma perda profunda no ouvido direito, e de fato, eu não escuto praticamente nada nesse ouvido, porém o ouvido esquerdo tambem há uma queda, mas nada comparado ao direito. Por causa disso, eu sou muito angustiado e deprimido por não ter um relacionamento social como qualquer outra pessoa, mas tenho certeza que com o fim desse problema, vou poder resgatar a minha vida social eliminando também problemas psicológicos… Enfim, peço que me mande por e-mail algo mais sobre esse artigo, ficarei muito grato!!!

que Deus abençoe a todos vocês…

• yasmine:

viva aos avanços ientíficos

• wesley:

Eu tenho 27 anos e perdi a minha audição em um acidente de carro. Gostaria de ficar informado quanto a cura pois sofro muito por ñ ouvir.
    Ah obs: Pelo amor de Deus
    Qualquer noticia me mande um e-mail

• Marúzia:

Puxa que maravilha!!! Quando vão começar a testar em ser humano.? Tenho deficiencia auditiva e quando surge essas noticias, fico eufórica, a esperança começa a brotar. Deus abençoe, para cada vez mais se aproxime o dia de nos tornar feliz. Parabens e muito sucessos

• Carlos Hilberto Bomfim leite:

Senhores,
    Dr Stein está certo e acrescento: somente a célula tronco têm a propriedade regenerativa por uma explicação singela; ela é o início. A forma e meio de efetivar esta Maravilha virá com o avanço das pesquisas. Todos temos o direito de usufruir e o dever de cobrar das autoridades.
    Saudaões, Hilberto

• Felipe Amaral:

Poxa, eu nasci com deficiência auditiva, não escuto nada no ouvido direito, quando vejo essas notícias fico alegre, mas quando será que as células tronco vão começar a serem testadas no humanos?
    abraço, e parabéns pelo artigo!!!

• admin:

São pelos internos do ouvido. Eles são microscópicos.

Não entendi direito sobre os pelos. Seriam esses pelos externos que geralmente arrancamos quando crescem demais, ou, existem outros pelos no interior do ouvido?

• Dr.Stein: