Ícone do site HypeScience

Gene ligado a perda de cabelo deixa mais próxima a cura da calvície

Estamos um passo mais próximos da cura da calvície depois que cientistas identificaram um gene ligado à queda de cabelo. A descoberta, além de ajudar os cientistas a desenvolver novos tratamento, pode permitir que seja determinado com antecedência se os homens virão a ter problemas de calvície.

O gene Sox21 já foi descoberto no passado estar ligado com a formação de células nervosas, mas o novo estudo é o primeiro a indicar a função de retenção de cabelo.

Os pesquisadores realizaram experimentos em ratos que também carregam carregam o gene, assim como os humanos. Os cientistas bloquearam a atividade do gene nos ratos e descobriram que os roedores começam a perder pêlos depois de duas semanas do nascimento e, uma semana depois, ficam totalmente ‘carecas’.

O fio de cabelo tem uma longa fase de crescimento (dois anos ou mais), seguida por uma curta fase de descanso (dois ou três meses). O que acontece em homens que atingem uma certa idade, é que este padrão se reverte até que o período de descanso é tão longo que não nascem novos fios para substituir os que são perdidos normalmente durante o dia. Os pesquisadores japoneses acreditam que o gene descoberto governa este ciclo. [Telegraph]

Sair da versão mobile