Curiosity mostra evidências do antigo oceano marciano em enorme foto clicável

Por , em 29.08.2012

Gigapan é um nome apropriado para um site que hospeda panoramas. Desta vez, temos um panorama literalmente do outro mundo: o Monte Sharp, em Marte.

O panorama foi feito com fotos tiradas pela Mast Camera de 34mm do robô Curiosity. Mais precisamente, 130 fotos feitas em 8 de agosto e mais 10 fotos do dia 19 de agosto. O resultado final é um panorama com 29.000×7.000 pixels (203 MPixel). Uma versão da foto teve as cores alteradas para mostrar como a paisagem pareceria se as condições de luz fossem as da Terra, o que nos ajuda a analisar o terreno.

Phil Plait, o blogueiro do BadAstronomy, comenta que a paisagem realmente se parece com uma paisagem terrestre que ele viu no estado de Utah (EUA), e que isto não é coincidência, pois os dois terrenos surgiram da mesma forma: “O processo geológico que formou estas regiões é similar. Em algum momento do passado, ela foi cheia de água, e examinado a formação de camadas, isto aconteceu muitas, muitas vezes. Os sedimentos se acumularam e depois foram desgastados, formando esta bela rocha sedimentar”.

Ele acrescentou também uma imagem com vários pontos da paisagem destacados e com sua distância à Curiosity marcada (acima). A foto marca não só o destino, mas um caminho interessantíssimo, que vai revelar como o terreno interagiu com a água, e que tipo de água era (provavelmente bastante salgada).[BadAstronomy, Gizmodo, Nasa, Gigapan]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Andre Luis:

    Esta foto está com ótima qualidade. Já é notável o poder da camera da Curiosity. Espero que tenham muitas fotos desde planeta vermelho!

  • Rodrigo Piedade:

    como eu sempre imaginei Marte é o planeta Terra mas muitos e muitos anos a frente no tempo só vemos algo que se tornará nosso futuro… isso hipinoticamente falando kkkk

    • Murilo Mazzolo:

      Hipinoticamante??? Seremos Hipnotizados?? kkkkkkk

      Seria Hipoteticamente falando não cara????

    • digiomni:

      Não era uma piada mesmo por isso o kkkkk
      Já sei su pessimo nisso 🙁

  • HFC:

    Como a existência de um oceano marciano no passado foi evidenciada, me parece que agora surgem novas questões a serem respondidas : qual foi a história deste oceano, de quando a quando ele existiu ? Ele pode ter abrigado formas de vida ? Que processos levaram a seu desaparecimento ? Qual influência ele teve no clima do planeta ? Qual a influência ele teve nos processos e história da atmosfera marciana durante o tempo ? Entre outras questões.

    • Cesar Grossmann:

      Exatamente para responder estas e outras perguntas que foram gastos US$2,5 bilhões. O melhor de tudo é que responder a uma pergunta faz surgir 10 outras…

    • Murilo Mazzolo:

      acho que dá até para reformular as teorias da formação da Terra se essas respostas forem respondidas!! Mas acho que só será respondidas todas elas, quando a chegar uma sonda da NASA, que vai apenas perfurar e analisar o solo e subsolo Marciano(acho que sera enviado em 2013(me corrijam ai). E ainda com as missões tripuladas pra daqui 15 ou 20 anos… esperar, esperar e esperar!!!

  • Rone100theone:

    Obrigado César e todos do site pelo trabalho de atualizar as informações sobre a sonda. Continuem… Abraços

  • Murilo Mazzolo:

    Agora me bateu a curiosidade de saber como é a cor REAL de marte vista a partir das condições Marcianas, com as condições de Luz e Atmosferas de lá mesmo!!! Como veríamos Marte se a visitássemos??

    • Cesar Grossmann:

      Depende, Murilo. Se acabou de passar uma tempestade de areia, por exemplo, então há muitas partículas flutuando no ar, e tudo fica bem mais avermelhado.

      Aqui tem uma coleção de fotos feitas pelos outros rovers marcianos, e estão em cores “reais” (ou seja, o mais próximo daquilo que um astronauta veria no mesmo local):
      http://areo.info/mer/

      Aqui tem uma discussão sobre o problema das cores “reais”:
      http://www.badastronomy.com/bad/misc/hoagland/mars_colors.html

      Em geral, as fotos da NASA são das cores reais, a menos que na legenda aponte que estão usando falsas cores (por exemplo, quando estão filmando ou fotografando na faixa do infravermelho ou do ultravioleta, precisam usar falsas cores, por que não existe uma cor visível infravermelho ou ultravioleta).

      Aqui tem uma foto em cores reais:
      http://www.nasaimages.org/luna/servlet/detail/nasaNAS~4~4~15089~117830:True-Color-of-Mars—Pathfinder-Sol

      Note que para ver as cores reais, você também tem que estar usando um monitor corretamente calibrado. A maioria das pessoas tem monitores descalibrados…

    • Murilo Mazzolo:

      Nem chega a ser tão diferente das edições pra parecer com as condições da Terra. Acho que as cores reais são mais “Apagadas” e as editadas parece ser bem Fortes, com mais contraste… Mas legal em!! Valeu pelos Links!!!

    • Andre Luis:

      Aparentemente as fotos editadas parecem ter um céu bem mais claro. eu consegui ver a foto real do último link. Deve ser bem gratificante ser o responsável por um projeto que faz fotografias em outro planeta!

Deixe seu comentário!