De onde vem o orgasmo feminino? Pesquisadores estudam origem evolutiva

Por , em 2.08.2016

O papel do orgasmo feminino, que não tem função óbvia na reprodução humana, tem intrigado pesquisadores há centenas de anos, desde Aristóteles. Numerosas teorias tentaram explicar as origens dele, mas a maioria se concentra em sua função na biologia animal e primata, sem focar na sua origem.

Agora cientistas da Universidade de Yale e do hospital Infantil de Cincinnati (EUA) oferecem um novo ponto de vista sobre o assunto, ao examinar a evolução do orgasmo feminino em diferentes espécies. O estudo foi publicado neste início de agosto na revista JEZ-Molecular and Developmental Evolution.

“Estudos anteriores tendiam a se focarem em evidências da biologia humana e da modificação da características, e não em sua origem evolutiva”, diz Gunter Wagner, um dos pesquisadores principais.

Reflexo da ovulação

O pesquisador sugere que a característica tenha uma origem evolutiva relacionada com a ovulação. Uma vez que não há associação aparente entre o orgasmo e o número de herdeiros em seres humanos, cientistas acreditam que ele possa estar relacionado com a liberação neuroendócrina de prolactina e ocitocina.

Outros mamíferos com placenta também foram estudados, e foi observado que em vários deles esse reflexo acontece durante a ovulação. Apesar de haver enorme diversidade na reprodução de mamíferos, foi possível observar sua presença em vários momentos evolutivos diferentes.

O ciclo da ovulação humana, por exemplo, não depende da atividade sexual. Em outras espécies, porém, ela é induzida por machos. A análise mostra que a ovulação induzida por machos surgiu primeiro, e que a ovulação cíclica ou espontânea apareceu apenas mais tarde.

Os pesquisadores acreditam que o orgasmo feminino pode ter surgido como adaptação de alguma função direta reprodutiva – o reflexo que, milhares de anos atrás, induzia a ovulação. Esse reflexo se tornou supérfluo para a reprodução, permanecendo apenas como função secundária.

Um estudo comparativo da genitália feminina também revelou que através dos tempos, a localização do clitóris se alterou. Inicialmente, ele ficava dentro do canal vaginal. Essa mudança anatômica fez com que o clitóris receba menos estímulo adequado durante o sexo ao ponto de causar o reflexo conhecido como orgasmo.

“Características homólogas em diferentes espécies podem ser difíceis de serem identificadas, já que elas mudam substancialmente durante a evolução”, diz Mihaela Pavlicev, pesquisadora do Hospital Infantil de Cincinnati. [Phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

• Renan Altair Nardi:

Transo porque orgasmo é prazerozo. Mulheres também. Se fosse ruim ninguém transaria e a espécie extinguir-se-ia. Simples assim.

Acho que você ainda não sabe o suficiente para ter dúvidas…

• Binho Viana:

Seria uma boa ideia cirurgia plástica para por o clitóris dentro da vagina hein?

Considerando o que se faz hoje em cirurgia plástica, acho que não é um desafio muito grande, mas… por quê?