Um novo estudo mostra que pelo menos estes jovens não precisavam esperar seus pais chegarem em casa para saber o que tinha para jantar.
A descoberta do mais novo esqueleto jà encontrado de um tiranossauro revela que até mesmo os mais jovens dentre estes carnívoros famosos eram caçadores ferozes, capazes de capturar e matar outros dinossauros.
Os restos mortais pertenciam a um Bataar Tarbosaurus de aproximadamente dois ou três anos de idade. Esta era a espécie conhecida mais próxima dos Tiranossauro Rex. O jovem em questão viveu 70 milhões de anos atrás e morreu de causas desconhecidas.
O esqueleto recém-encontrado fornece evidências de que os tiranossauros jovens se pareciam e também se comportavam de maneira diferente que seus pais.
“A cabeça do adulto seria muito maior e mais tosca, no sentido de haver mais calombos ou coisas do genero, faciais, enquanto os crânios jovens eram muito mais suave e delicados, por mais inapropriado que o objetivo “delicado” pareça para descrever um T-Rex “, conta o co-autor Lawrence Witmer.
A equipe de pesquisadores chegou a essas conclusões após extensa análise do jovem dinossauro, desenterrado do deserto de Gobi, na Mongólia. Os pesquisadores acreditam que o Tarbosaurus tinha 2,70 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesava cerca de 30 quilos.
Em comparação, os adultos desta espécie costumavam medir cerca de 12 metros de comprimento, 5 metros de altura e seis toneladas de peso. A expectativa de vida era de, provavelmente, cerca de 25 anos, com base em comparações com o T. rex.
As diferenças entre os tiranossauros jovens e adultos podem ter reduzido a concorrência entre eles e fortalecido o papel da espécie de predadores dominantes em seus ambientes. Além disso, a descoberta ajuda a reforçar o argumento de que os tiranossauros eram predadores ativos e não se alimentavam apenas de carniça, como alguns paleontólogos têm sugerido.
Segundo Stephen Brusatte, paleontólogo do Museu Americano de Historia Natural, a notícia da descoberta do jovem dinossauro “é uma novidade excepcional, que oferece uma possibilidade extraordinária de estudo sobre a anatomia, a proporções do corpo e a dieta de tiranossauros jovens”.
“Este modelo é especialmente importante, porque além de jovem, està muito bem preservado”, acrescenta Brusatte. “Além de tudo, é emocionante e curioso dar uma olhada em como estes dinossauros super-predadores se pareciam quando ainda eram tão pequenos e novinhos”, completa. [ScienceMSN]